Flu Flu festeja gol de Henrique Dourado após assistência de Sornoza. Foto: Divulgação/Fluminense

Dez pitacos sobre o futebol candango, brasileiro e internacional no fim de semana da bola

Publicado em Esporte

1. Mercosul
Os estrangeiros deram show de bola na primeira rodada. Gostei muito das atuações de Orejuela e Sornoza na goleada do Fluminense por 3 x 0 sobre o Vasco. Impressionante como deram velocidade ao time neste começo de trabalho do Abel Braga. No sábado, o peruano Trauco fez a torcida do Flamengo esquecer por 90 minutos a venda de Jorge. Fez gol e deu duas assistências, uma delas para o compatriota Paolo Guerrero. Ah, não posso esquecer do Loco Abreu. O Bangu empatou com a Portuguesa, mas o uruguaio balançou a rede aos 40 anos. Estrangeiros à parte, o Vasco sofre um duro choque de realidade neste início de temporada. Foi goleado por Corinthians e Fluminense. Isso não pode ser considerado normal. Quanto ao Botafogo, Jair Ventura ainda não conseguiu encaixar as novas peças no time. Preocupante para quem estreia nesta quarta-feira na Libertadores contra o Colo Colo.

2. Provocação barata
Mano Menezes começou a temporada todo saidinho… Contrariando seu estilo, o técnico do Cruzeiro provocou o Atlético-MG depois de vencer o Villa Nova na abertura do mineiro. O treinador disse que a vitória celeste foi limpa, ao contrário do Galo, que, segundo ele, bateu o América de Teófilo Otoni com um pênalti polêmico. Isso vai ter efeito colateral no clássico do meio de semana pela Primeira Liga, no Mineirão. A conferir…

3. Pior que o rebaixamento
Mais vergonhoso do que o rebaixamento para a segunda divisão no ano passado foi a briga entre torcedores do Internacional no Estádio Antônio David Farina, em Veranópolis. O meia D’Alessandro chegou ao ponto de encostar no alambrado para pedir calma aos vândalos. Sem dúvida, um triste início de ano para o colorado. Com bola rolando, o time de Antonio Carlos Zago decepcionou tanto quanto a torcida ao empatar por 1 x 1 com o Veranópolis.

4. Últimos ensaios
Mais enxuto, agora com 16 clubes, o Campeonato Paulista se deu ao luxo de dar um fim de semana a mais para a pré-temporada dos clubes. O Palmeiras mostrou dificuldades para empatar com a Ponte Preta. A impressão que eu tenho é que Eduardo Baptista está tendo dificuldades com o número excessivo de jogadores no elenco: 37 no total. O alviverde manteve a base campeã do ano passado, mas chegou muita gente. Vai demorar um pouquinho para o novo time ganhar forma. Resta saber se a torcida vai ter paciência com o técnico. Quanto ao Santos, animadora a goleada por 5 x 1 sobre o Kenitra no Pacaembu. Há uma badalação imensa sobre Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG, mas o Santos de 2017 promete. Anotem.

5. Arretados

A aposta do Sport na continuidade do trabalho de Daniel Paulista dá frutos neste início de temporada. O Leão da Ilha goleou o Central por 3 x 0 na abertura do Pernambucano. Diego Souza, para variar, deixou o dele em cobrança de pênalti. Quanto ao clássico do fim de semana, eu não esperava resultado diferente do 1 x 1 na Arena Pernambuco. Juntos novamente na primeira divisão em 2017, Bahia e Vitória começaram o Estadual embalados. O tricolor venceu o Jacobina por 2 x 0 depois da pré-temporada nos EUA. Kieza, que não serviu para o São Paulo no ano passado, foi imprescindível para o Vitória derrotar or Juazeirense por 2 x 1.

6. Lembrança
Linda homenagem de Wellington Paulista a Bruno Rangel ao balançar a rede na vitória da Chapecoense por 2 x 1 sobre o Inter de Lages, na Arena Condá. Foi para a galera e apontou para o número 9 nas costas. Polêmica a declaração do técnico Vagner Mancini de que a homenagem às vítimas da tragédia de 29 de novembro não deveria interromper os jogos em casa da Chapecoense no minuto 71. O treinador acha que o efeito emocional é ruim para o time.

7. Anjo Gabriel
Impressionante como Gabriel Jesus, aos 19 anos, parece que joga há cinco temporadas no futebol inglês. O moleque, até agora, não sentiu a pressão. Como bem disse o técnico Pep Guardiola após a goleada por 3 x 0 sobre o Crystal Palace no sábado, a assistência de Gabriel Jesus para Sterling foi realmente impressionante. Graças ao brasileiro, o Manchester City abriu o placar e tornou uma partida que dava toda pinta de que seria difícil em fácil.

8. Abusado
O Barcelona tropeçou no Betis, o Real Madrid atropelou a Real Sociedad, abriu quatro pontos com um jogo a menos e caminha rumo ao título, mas a cena do fim de semana, para mim, é outra. Lembra do Petros, torcedor do Corinthians? O jogador do Bétis simplesmente vai poder contar aos netinhos que um dia deu chapéu em Messi, jogador eleito cinco vezes melhor do mundo. Quem viu, viu…

9. Faraônico
Eu acho o torneio um barato e sigo acompanhando. Escrevi no post de ontem sobre o goleiro El-Hadary, do Egito. Aos 44 anos, o coroa ainda não sofreu gol no torneio. Foi assim ontem também. O cara fechou o gol na vitória dos Faraós por 1 x 0 sobre Marrocos. Lá se vão 348 minutos invicto. O Egito pega Burkina Faso em uma semifinal. A outra será entre Gana e Camarões, que eliminaram Tunísia e Senegal, respectivamente.

10. Pulo do Gato
Primeiro time candango a disputar um jogo oficial em 2017, o Ceilândia conseguiu um ótimo resultado na estreia na Copa Verde lá no Douradão, em Dourados. O empate por 1 x 1 do Gato com o Sete de Dourados é um bom resultado para a partida de volta no Abadião. Elivelton impediu a derrota no segundo tempo. A edição deste ano vale tão somente o título. A Conmebol impediu distribuição de vagas para a Sul-Americana nos torneios regionais.