Jorge No Monaco, Jorge vai brigar com Mendy pela lateral esquerda. Foto: Divulgação/Rodrigo Coca/Flamengo

Jorge vai jogar no time mais ofensivo da Europa

Publicado em Esporte

Escrevi no ano passado, aqui no blog, que o Monaco é o time mais ofensivo da Europa na comparação com os clubes das sete principais ligas do Velho Mundo. Pois é lá, no time que tem 64 gols na Ligue 1, que o lateral-esquerdo Jorge vai jogar. Aliás, escalar lateral-esquerdo brasileiro entre os titulares é moda no Campeonato Francês. Jorge pode ser o quarto. Dalbert (Nice),  Fernando Marçal (Guingamp) e Lucas Lima (Nantes) tentam a vida na Ligue 1. Vendido pelo Flamengo ao líder do Campeonato Francês por 8,5 milhões de euros nesta quinta-feira, o moleque de 19 anos vai chegar ao elenco comandado pelo português Leonardo Jardim para brigar (ou não) pela posição com o francês Benjamin Mendy — três anos mais velho do que Jorge.

Talvez, Jorge nem seja lateral no Monaco. Basta dar uma olhada na posição que o lateral-direito Fabinho está desempenhando no sistema tático nesta temporada. É volante, um dos artilheiros da equipe na temporada com sete gols em 30 jogos disputados na temporada de 2016/2017. Leonardo Jardim viu talento no lateral para ser volante. De repente, pode enxergar também em Jorge uma boa opção para o meio de campo do Monaco.

O problema é a concorrência. Na lateral esquerda, Jorge tem um trunfo: as contusões de Mendy. Embora seja novo, ele visita bastante o departamento médico e vinha obrigando o técnico Leonardo Jardim a improvisar o lateral-direito Djibril Sidibé na função. Daí a necessidade de contar com um outro lateral-esquerdo urgente, principalmente para o clube se manter na briga pelo título francês — a última conquista foi na temporada de 1999/2000 — e para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, contra o Manchester City.

Outra saída para Jorge, para mim, mais complicada, é atuar como meia no Monaco. A briga é dura. Thomas Lemar está comendo a bola naquele setor. Gabriel Boschilia, revelado pelo São Paulo, também vem arrebentando por ali. Ao contrário do grandalhão Fabinho (1,88m), Jorge (1,84m) não tem estatura e força física para atuar como volante.

O fato é que Jorge vai ter ter de se adaptar a um time ofensivo. O Monaco tem 64 gols no Campeonato Francês. Nenhum outro clube da primeira divisão da Alemanha, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália e Portugal balançou a rede tantas vezes quanto o time do principado. Abaixo do Monaco, aparecem, segundo levantamento do blog, Barcelona e Liverpool, com 51 gols cada; Arsenal e Feyenoord, com 50; e o Real Madrid, com 48.

Um dos segredos do Monaco é o futebol solidário. Os 64 gols no Campeonato Francês são fatiados entre 14 jogadores. Os principais são Falcao Garcia (12), Guido Carrilo, Valère Germain e Thomas Lemar (7 cada), Gabriel Boschilia (6) e Fabinho (5).

Para terminar a conversa, Jorge confirma uma tendência do Campeonato Francês de contratar laterais equerdos brasileiros. Jorge pode ser o quarto titular na Ligue 1 nesta temporada. Dalbert Henrique, 23, defende o vice-líder Nice.  Fernando Marçal, 27, defende o Guingamp, quinto colocado. Lucas Lima, 25, tem um gol com a camisa do Nantes, 11º. Aos 19 anos, Jorge é o caçula da turma. E pode terminar a temporada como campeão francês.

Os 10 times mais ofensivos da Europa
Gols marcados na liga nacional em 2016/2017

64 gols Monaco
51 gols Barcelona e Liverpool
50 gols Arsenal e Feyenoord
48 gols Real Madrid
47 gols Chelsea e Napoli
45 gols Tottenham
43 gols Manchester City
42 gols Juventus e Roma
41 gols PSG e Benfica
40 gols Bayern de Munique