Vini Iluminado, Vinícius Júnior fez o gol da vitória, mas estava em posição irregular. Foto: Divulgação/Flamengo

10 pitacos sobre futebol candango, brasileiro e internacional no fim de semana da bola

Publicado em Esporte

Vamos, vamos Chape!
A cada fase do mata-mata torço para que a Chapecoense repita o sucesso do Figueirense clube catarinense campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2008. Imagina se esses meninos da Chape chegam à final dois meses depois do acidente aéreo. Que história após a tragédia. Dois confrontos das quartas de final estão definidos. A Chapecoense vai duelar com o Paulista. Quem passar terá pela frente Botafogo ou Batatais. Do outro lado, o Flamengo espera o vencedor entre Corinthians e Internacional depois de eliminar o Cruzeiro com um gol em impedimento do promissor Vinícius Júnior. Apesar do erro da arbitragem, o moleque — alvo do Barcelona — tem estrela e decidiu a parada. A outra partida vai colocar frente a frente Juventus e Juventude ou Bragantino.

Time da virada
O Vasco começou o ano honrando o mantra de time da virada na vitória por 2 x 1 sobre o Barcelona, de Guayaquil, mas continua mostrando dependência da velha malandragem do zagueiro Rodrigo e das bolas paradas do meia Nenê. Ainda é cedo, óbvio, mas o Vasco precisa mostrar mais do que isso na temporada. Rodrigo cavou o pênalti do gol de empate, marcado por Nenê. E Nenê cobrou a falta que deu origem ao gol da virada, anotado por Rodrigo. A semifinal de quarta-feira contra o Corinthians vai ser um bom teste para os dois times. Antes do duelo, ambos aguardam o desfecho de negociações com centroavantes. O Vasco espera anunciar Luis Fabiano. O Corinthians aguarda o sim de Didier Drogba.

A bruxa está solta
Juan Sebastián Verón prometeu e cumpriu. O presidente do Estudiantes voltou a jogar neste domingo na vitória por 1 x 0 sobre o Bahia, pela Florida Cup. Campeão da Libertadores em 2009 pelo clube argentino, o meia de 41 anos Tirou a camisa 11 do armário em cumprimento a uma promessa. Verón disse que retornaria ao futebol se o Estudiantes conseguisse vender 65% dos ingressos para a próxima temporada do Argentino. Independentemente dos resultados, bacana o interesse do Bahia de participar do intercâmbio. Na estreia, o tricolor empatou por 0 x 0 com o Wolfsburg e perdeu nos pênaltis por 3 x 2. No sábado, o Atlético-MG havia derrotado o Tampa Bay Rowdies por 2 x 0.

MSN
Bastou a imprensa de Madri dizer que o trio MSN é muito Messi, pouco Suárez e nada Neymar para os caras “estrearem” em 2017. Que exibição do Luis Suárez na goleada por 5 x 0 sobre o Las Palmas no último sábado. A finalização de primeira no lance do primeiro gol do time azul-grená é fantástica depois de uma belíssima assistência de André Gomes em uma arrancada pela direita. Mexe com quem está quieto…

Candidatíssimo
Jorge Sampaoli, do Sevilla, quebrou a invencibilidade de 40 jogos de Zidane, do Real Madrid. Vou profetizar aqui: se a era Luis Enrique acabar ao fim da temporada no Barcelona, Jorge Sampaoli é um dos favoritos a sucedê-lo. A cada duelo com Barcelona, Real ou Atlético de Madri, ele se credencia para assumir um clube bem maior do que o Sevilla na temporada de 2017/2018. O cara brindou o Chile com o maior título de sua história — a Copa América de 2015 — e ocupa a vice-liderança no primeiro ano na Espanha. Anotem aí, Jorge Sampaoli foi a melhor contratação do Campeonato Espanhol. Em breve, ele assume o Barcelona ou até mesmo a Argentina no meio do ano se Edgardo Bauza não tomar jeito. Ponto para a torcida do Sevilla também, que tirou Sergio Ramos do sério a ponto de o prata da casa fazer um gol contra.

Escola argentina
Por falar em Jorge Sampaoli, vice-líder do Campeonato Espanhol, a escola argentina está em alta também no Campeonato Inglês. Mauricio Pochettino é o comandante do Tottenham, segundo colocado na Premier League, atrás apenas do Chelsea. Sampaoli só está atrás de Zidane na Espanha. Deixou Luis Enrique e Diego Simeone para trás. Na terra da rainha, Pochettino só perde para Antonio Conte e está à frente de Jurgen Klopp, Arsene Wenger, Pep Guardiola e José Mourinho.

Olho no Koeman!
Lá na Inglaterra, vai despontando um outro fortíssimo candidato a assumir o Barcelona ao fim da temporada. Ronald Koeman foi o autor do gol de falta que deu ao clube catalão o primeiro título europeu de sua história em 1992, contra o Sampdoria. O holandês deu um nó tático em Pep Guardiola neste domingo e o Everton humilhou o Manchester City por 4 x 0 no Campeonato Inglês. Continuo apostando em Jorge Sampaoli no Barça, mas Ronaldo Koeman também é um nome forte para a possível sucessão de Luis Enrique.

Sistema retrô
Há duas semanas, os colegas Rodolfo Costa e Victor Gammaro fizeram uma matéria bacana no caderno de Esportes do Correio Braziliense mostrando que a moda com três defensores está em alta na temporada de 2016/2017 do futebol europeu. Na minha opinião, Zidane inventou moda ao escalar o Real Madrid no 3-5-2 contra o Sevilla e se deu mal. Perdeu 40 jogos de invencibilidade. A Fiorentina, do técnico português Paulo Sousa, usou o 3-4-3 contra a Juventus neste domingo e se deu bem. Venceu a Velha Senhora por 2 x 1 pelo Campeonato Italiano. O 3-5-2 sai de vez em quando do baú. Foi assim com a Argentina de Carlos Bilardo na Copa de 1986; com a Alemanha de Franz Beckenbauer em 1990, no Mundial em que o 3-5-2 mais foi utilizado; em 2002 na campanha do penata da Seleção Brasileira e volta com força total na Europa.

Sené, sené, sené, sené, Senegal
Quatro partidas na rodada de abertura da Copa Africana de Nações e apenas um vencedor: Senegal. No sábado, o anfitrião Gabão tropeçou diante do estreante Guiné-Bissau no empate por 1 x 1. O resultado foi o mesmo no duelo entre Burkina Faso e Camarões. Uma das favoritas ao título, a Argélia ficou no 2 x 2 com o Zimbábue. Senegal é o único que venceu. Bateu a Tunísia por 2 x 0. O astro do time, Sadio Mané, do Liverpool, abriu o placar em uma cobrança de pênalti. Mbodji completou o placar.

Candangão
Impressionante a vitória do Gama, no sábado, sobre o Atlético-GO, recém-promovido à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, em um amistoso disputado em Goiânia. Reinaldo Gueldini é uma raposa velha do futebol local e mostra que pode surpreender na briga pelo título candango. Roberto Pitio fez o gol da vitória. O Real, ex-Dom Pedro, perdeu para o Anápolis por 2 x 1 no quarto jogo-treino da pré-temporada.