Thiago Neves Mano orienta Thiago Neves em uma das seis chances que deu ao meia na Seleção. Foto: Mowa Press

Alvo do Cruzeiro, Thiago Neves foi camisa 10 de Mano Menezes na Seleção Brasileira

Publicado em Esporte

O presidente do Cruzeiro, Gilvan Tavares, prometeu um presente para o aniversário do clube. Lá se foi o dia 2, mas se sabe que o sonho de consumo é Thiago Neves. Segundo o dirigente, a contratação está próxima de ser confirmada. Falta uma pendência financeira entre o jogador e o Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos. Não tenho dúvida de que o meia revelado pelo Fluminense, com passagem pelo Flamengo, é um pedido de Mano Menezes. Sabem por que? Thiago Neves nunca teve tantas chances na Seleção Brasileira quanto na era Mano. Cinco vezes como reserva e uma no papel de titular. Foi até camisa 10 em um clássico contra a Argentina.

Lembram?

Entre comigo no túnel do tempo. Voltemos a 2012. Mano Menezes convocou a Seleção Brasileira para o Superclássico das Américas diante da Argentina. Ele só podia chamar jogadores em atividade no país. Na lista estava Thiago Neves. Em 3 de outubro de 2012, Thiago Neves recebeu de Mano Menezes a camisa 10 para o duelo na cidade de Resistência. Thiago Neves atuaria como meia de ligação, atrás de Lucas Mouras e de Neymar. Atrás dele, três volantes: Ralf, Paulinho e Arouca, em um sistema tático 4-3-1-2. No entanto, um apagão na cidade argentina impediu a realização da partida.

Seria a primeira vez de Thiago Neves como titular. Na partida de ida, em Goiânia, o meia entrou no lugar de Jadson, outro jogador muito querido por Mano Menezes. Thiago Neves ganhava espaço no banco de resevas. Em um amistoso contra a Suécia, substituiu Hulk. Contra o Japão, entrou no lguar de Oscar durante a partida. No empate por 1 x 1 com a Colômbia, ganhou cartaz ao entrar no lugar de Kaká. Em 2011, teve a primeira oportunidade na Seleção Principal justamente sob a batuta de Mano Menezes. Até que finalmente chegou o dia de ser titular.

Em 21 de novembro de 2012, Mano Menezes praticamente repetiu o time que começaria a partida em Resistência. O local do Superclássico das Américas mudou para La Bombonera, a casa do Boca Juniors, em Buenos Aires. Thiago Neves vestiu a camisa 10 de Pelé no templo sagrado de Diego Maradona. Foi titular do início ao fim. E ganhou pontos com Mano Menezes ao ajudá-lo a conquistar, nos pênaltis, o Superclássico das Américas. Thiago Neves abriu o placar para o Brasil, que venceu por 4 x 3.

Depois daquele jogo, o então presidente da CBF, José Maria Marin, decidiu demitir Mano Menezes. Levou Luiz Felipe Scolari ao cargo. O novo treinador da Seleção Brasileira ignorou o investimento de Mano em Thiago Neves. O meia, que havia feito bons trabalhos no Flamengo e no Fluminense, foi esquecido pela Seleção. Ficou fora da Copa de 2014. Foi ganhar dinheiro no mundo árabe. Mas Mano Menezes não esqueceu Thiago Neves. Conhece o meia muito bem. Sabe exatamente o que deseja do reforço dos sonhos do Cruzeiro. Só falta Gilvan de Pinho Tavares tirar o escorpião do bolso e bater o martelo.

SELEÇÃO BRASILEIRA
As chances de Thiago Neves na Era Mano Menezes

07/06/2011 – Brasil 1 x 0 Romênia (Amistoso)
Thiago Neves substitui Neymar no jogo da despedida de Romário.

19/09/2012 – Brasil 2 x 1 Argentina (Superclássicos das Américas)
Thiago Neves entra no lugar de Jadson

11/10/2012 – Brasil 6 x 0 Iraque (Amistoso)
Entra no lugar de Hulk durante a goleada

16/10/2012 – Brasil 4 x 0 Japão (Amistoso)
Entra no lugar de Oscar durante a partida

14/11/2012 – Brasil 1 x 1 Colômbia (Amistoso)
Entra no lugar de Kaká

21/11/2012 – Argentina 2 (3) x 1 (4) Brasil (Superclássico das Américas)
Titular do início ao fim, é decisivo nos pênaltis. Acerta a primeira cobrança