10 pitacos sobre o futebol candango, brasileiro e internacional no fim de semana da bola

Publicado em Sem categoria

Protesto da dupla Fla-Flu contra a arbitragem antes do clássico

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

1. Campeonato Carioca
Com ou sem expulsão, merecida a vitória do Flamengo. Absurdo o vermelho para Fred. No mínimo estranho três pênaltis no mesmo jogo para o Vasco. O problema maior é perder por 5 x 4 para o Friburguense. Bela vitória do Botafogo sobre o forte Madureira. Vai sobrar para o tricolor suburbano. Flu irá às semifinais.
2. Campeonato Paulista
Que exibição do goleiro Vladimir no empate por 1 x 1 entre Santos e Corinthians. Digna de placa na casa do rival. Cansei de duas novelas: a do supervalorizado Valdivia e a do constrangedor problema de Muricy Ramalho. O Mago deveria ser dispensado e o técnico preservado.
3. Campeonato Mineiro
Bela a campanha da Caldense. Provocou semifinal entre os finalistas da Copa do Brasil. E não venham me dizer que o clássico precoce tem a ver com a preocupação da dupla com a Libertadores. Parabéns a Antônio Lopes Júnior. O filho do delegado classificou a Tombense.
4. Campeonato Candango
Acha o Campeonato Carioca uma várzea? Tem torneio pior… O Candangão deste ano é impossivel até de ser reciclado de tão podre em todos os sentidos. Ainda assim, falta apenas o Brasília confirmar o duelo com o Luziânia para termos do outro lado o clássico Gama x Brasiliense
5. Campeonato Gaúcho
Fim do a lenga-lenga. Felipão conseguiu mais uma proeza: terminar em segundo lugar numa primeira fase em que o Inter brincou ao usar três times diferentes. O Grêmio só tinha o Estadual para se preocupar e desperdiçou a chance de jogar o possível Gre-Nal decisivo em casa.
6. Copa Verde
Decepcionante o público pagante do jogo de ida da semifinal. Paysandu e Remo levaram pouco mais de 7 mil pagantes ao Mangueirão. Em outros tempos, o tradicional clássico Re-Pa seria disparado protagonista do maior público pagante do fim de semana no futebol brasileiro.
7. Campeonato Alemão
O Bayern de Munique suou horrores para vencer o combalido Borussia Dortmund no último sábado. A missão de Pep Guardiola no clube bávaro parece no limite. Mais cedo ou mais tarde será anunciado mais um um fim de ciclo e teremos técnico badalado solto no mercado.
8. Campeonato Inglês
Nunca vi time tão bipolar quanto o Arsenal. Consegue ser eliminado da Liga dos Campeões da Europa pelo Monaco e dar um show no clássico contra o Liverpool com direito a uma goleada por 4 x 1. Na vice-liderança, Arsène Wenger mantém, ainda que distante, o sonho do título.
9. Campeonato Espanhol
Olho no Real! Carlo Ancelotti voltou a escalar o time dos sonhos, com Modric, Kroos e James no meio de campo e o trio BBC no ataque: Balé, Benzema e Cristiano Ronaldo, autor de cinco gols no 9 x 1. As peças voltam a se encaixar perto do início do mata-mata da Champions League.
10. Campeonato Francês
Miranda, Thiago Silva e David Luiz são zagueiros bons e experientes, mas Dunga deveria dar mais atenção a Marquinhos. Que partida no clássico contra o Olympique de Marselha, com direito a falha no primeiro gol do rival e bola na rede decisiva na vitória por 3 x 2 que coloca o PSG na rota do título.