10 pitacos sobre o futebol candango, brasileiro e internacional no fim de semana da bola

Publicado em Sem categoria

Firmino comemora com Robinho o gol da vitória sobre o Chile

Bruno Domingos/ Mowa Press

1. Afinado

A Seleção Brasileira não deu concerto em Londres, mas cumpriu a partitura do maestro Dunga e venceu a oitava partida consecutiva pós-Mundial. Para quem adora comparar o Roberto Firmino ao Afonso Alves, números: a nova aposta tem dois gols em quatro jogos. A velha fez um em oito. O grupo está montado para jogar a Copa América. Não para ganhar o título. Hoje, sinceramente, só enxergo uma favorita: Argentina.
2. Desafinado
Sei não. Continuo achando que o Alexandre Gallo não chegará aos Jogos Olímpicos do Rio. O empate por 0 x 0 com o Chile da mais uma enfraquecida no treinador que era cheio de moral com a dupla José Maria Marin e Marco Polo Del Nero. Resta saber se Marin mexerá na Seleção Olímpica antes de entregar o cargo a Del Nero ou se teremos surpresa depois de 15 de abril, quando o sucessor eleito assumirá a entidade máxima do futebol brasileiro.
3. Campeão
Das três seleções que entraram em campo neste domingo, a melhor notícia foi a Sub-17. Os meninos conquistaram o Sul-Americano da categoria, no Paraguai, por antecipação. O título chegou antes mesmo de o time entrar em campo para enfrentar a Colômbia na última rodada. Além do quarto lugar na Copa do Mundo de 2014, o Brasil, sob o comando de Gallo, ficou em quarto lugar no Sul-Americano Sub-20.
4. Sem o Messi…
Parece o Nrasil! Assisti a vitória da Argentina sobre El Salvador no sábado, por 2 x 0. Fiquei frustrado. Esperava mais de uma seleção que tem Tévez, Agüero, Higuaín, Lavezzi. Continuo achando tão dependente do Messi — que não jogou — quanto o Brasil do Neymar. No caso dos hermanos, sem necessidade. Gerardo Martino tem excelentes peças de reposição. Na ausência do Messi, Os nomes badalados deveriam chamar a responsabilidade.
5. Justo
Achei o placar do clássico entre Vasco e Botafogo justo. Boa atuação do lateral-direito cruz-maltino Madson. Por sinal, achei que Jobson fez pênalti nele no lance polêmico da partida no Maracanã. A arbitragem vacilou. O lance poderia desequilibrar o placar. No outro jogo de ontem, bacana a vitória do Fluminense. Os pequenos do Carioca que me desculpem, mas torço por uma semifinal com os quatro grandes. Foi mal, Madureira…
6. Domingo de Aleluia
Primeiro porque Vagner Love desencantou com a camisa do Corinthians. O primeiro gol demorou demais e deve ter forçado a diretoria a pensar com mais carinho na renovação do Guerrero. Aleluia também para o São Paulo. O mínimo que o time deveria fazer era vencer por Muricy Ramalho. O Palmeiras continua sendo um time no qual não se pode confiar (ainda). Ganha do São Paulo e perde para o Red Bull Brasil. O Santos também deu mole.
7. Lampions League
Emocionante a classificação nos pênaltis do Sport para as semifinais da Copa do Nordeste. A reta final promete com os duelos entre Sport e Bahia e Ceará e Vitória. A minha torcida é por uma final estadual. Seria muito bacana um Ba-Vi depois do rebaixamento dos dois para a segunda divisão do Brasileirão no ano passado. Mas, numa boa, anota aí: acho que o Sport vai ser campeão de novo. O triunfo nos pênaltis cheira sorte de campeão.
8. Tchê
Depois de um início tumultuado no Campeonato Gaúcho, Luiz Felipe Scolari parece ter recolocado o Grêmio nos trilhos. Lá se vão seis vitórias consecutivas. Luan mandou bem nos dois gols da vitória sobre o São Paulo. Mais preocupado com a Libertadores do que com o Estadual, o Internacional segue vencendo aos trancos e barrancos, o suficiente para avançar ao mata-mata. Está certo, o importante é não ficar fora da festa. 
9. Uai
Bela atuação do atacante Carlos na vitória do Atlético-MG sobre o Villa Nova. Lucas Pratto mais uma vez mostrou que foi um ótimo investimento. O Cruzeiro também continua jogando para o gasto, à espera do mata-mata. Marquinhos continua jogando bem e Joel, ainda tímido em relação aos tempos de Coritiba, deixou o dele. Continuo achando os dois times mais fracos em relação ao ano passado. O melhor termômetro será o Brasileirão.
10. Candangão
Achava o Gama favoritíssimo ao título do pior campeonato da história da capital do país, mas a derrota para o Formosa no confronto de ida das quartas de final e o empate do Brasiliense diante do Sobradinho fortalecem a candidatura do Brasília à conquista do vazião. O Colorado venceu o Paracatu por 3 x 1 e está crescendo na hora certa. A vitória do atual campeão, Luziânia, sobre o Ceilândia, é um sinal de alerta para os concorrentes.