Atletico Robinho não fazia três gols no mesmo jogo desde 26/10/2008. Imagem: Divulgação/Atlético

10 pitacos sobre o futebol candango, nacional e internacional no fim de semana da bola

Publicado em Sem categoria
  1. Sete rodadas, seis com clássico

Apesar do regulamento rebuscado, o Campeonato Carioca promete fortes emoções na segunda fase. A tabela da Taça Guanabara mostra que, apenas a sexta rodada do octogonal, não terá clássico. A sequência de dérbis começa no fim de semana com Fluminense x Botafogo. Como o blog publicou na manhã de domingo, os dois clubes pretendem mandar a partida no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Bom, quando digo que o regulamento do Estadual é complicado, veja o que vai acontecer com Botafogo e Vasco na próxima fase. O Glorioso teve a melhor campanha da primeira fase e o cruz-maltino a segunda. Mas na Taça Guanabara eles só vão sem mandantes em um dos três clássicos. O Flamengo é dono da casa contra Flu e Vasco. E o Flu, diante do Botafogo e do Vasco. No mais, a frase do técnico Levir Culpi foi sensacional no Estádio Los Larios ao explicar por que aceitou o desafio de comandar o Fluminense. “Por dinheiro”, riu.

 

  1. Não poderia ter sido melhor…

Depois do polêmico não do Santos a uma proposta milionária da China por Ricardo Oliveira, o centroavante teve uma dupla satisfação no fim de semana no combate aos possíveis gritos de mercenário. Foi convocado para os jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 contra o Uruguai e o Paraguai. Além disso, decidiu o clássico contra o Corinthians na Vila Belmiro. Aos poucos, Dorival Júnior vai devolvendo ao Peixe aquele padrão do fim do ano passado. Enquanto isso, Tite cai na real. O Timão B não é sombra do que goleou o São Paulo por 6 x 1 no Brasileirão do ano passado. A impressão que eu tenho é que o time A do Corinthians está na China e na França; o B é o titular que foi poupado; e o C perdeu para o Santos. O Palmeiras renovou mais uma vez o oxigênio de Marcelo Oliveira na vitória sobre o Capivariano. E o São Paulo vive uma via dolorosa antecipada ao perder do São Bernardo.

 

  1. Robinho como ele deveria ser

Essa história de “pedala, Robinho” sempre prejudicou o futebol daquele que tinha tudo para ser um dos melhores jogadores do mundo. Ao ouvir o clamor popular pelos dribles, pelas jogadas de efeito que o consagraram na final do Campeonato Brasileiro de 2002 contra o Corinthians, no Morumbi, Robinho perdeu o foco no gol, no aprimoramento das finalizações, na gana por ser um artilheiro. Robinho Sempre foi criticado por ser um ótimo garçom e um péssimo finalizador. Pois bem. Robinho não marcava três gols em uma só partida desde a temporada de 2008/2009, quando ainda defendia o Manchester City no Campeonato Inglês. É tempo demais. Parabéns, Robinho, mas você voltou a fazer depois de oito anos — e contra o Tombense — o que Cristiano Ronaldo e Lionel Messi fazem quase todo fim de semana.

 

  1. Pra que serve o Estadual?

Para o Grêmio perder por 30 dias sua maior contratação no ano. Comprado para a disputa da Copa Libertadores da América, ou seja, a competição que interessa, o atacante equatoriano Miller Bolaños levou uma cotovelada — na minha opinião proposital — do lateral-direito William e vai ter que passar por uma cirurgia na mandíbula. O técnico Roger Machado estava desapontado na entrevista coletiva após a partida. E com razão. Bolaños havia arrebentado em campo na partida contra a LDU. O treinador achou um jeito de o tricolor jogar e perdeu a peça-chave da engrenagem. Um prejuízo e tanto. No clássico válido por duas competições, melhor para o Inter. O colorado se classificou para as semifinais da Primeira Liga e o Grêmio depende de uma combinação de resultados para avançar como melhor segundo colocado geral. O Fluminense não pode vencer o Criciúma e o Figueirense não pode derrotar o Flamengo. O discurso no vestiário tricolor era praticamente de um time eliminado.

 

  1. Já tem time campeão…

O Paysandu conquistou neste domingo a Taça Cidade de Belém, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Paraense. Consequentemente, confirmou presença na Taça Açaí, como foi batizada a decisão do Estadual. O Papão venceu o arquirrival, Remo, nos pênaltis, por 4 x 1, depois de um empate por 1 x 1 no tempo normal. Na minha opinião, o público e o comportamento de alguns jogadores não foram à altura do clássico. A partida de maior rivalidade da Região Norte levou 15.584 pagantes ao Mineirão (18.119 presentes). Quando a decisão por pênaltis acabou, os jogadores do Paysandu e do Remo deram início a uma pancadaria e tiveram de ser contidos pela Polícia Militar.

 

  1. Quem é craque nunca esquece

Náutico e Sport empataram por 1 x 1 na Arena Pernambuco no domingo, mas a imagem do clássico não foi nenhum dos gols. Se puder, veja depois o lance em que uma bola é chutada para a linha de lado e o técnico do Leão, Paulo Roberto Falcão, domina com uma categoria e acrobacia dignas de Ronaldinho Gaúcho à beira do campo. Simplesmente fantástico o lance mais bonito da partida na minha modesta opinião. E o cara era volante, hein…

 

  1. Paratiba

Imponente a goleada do Coritiba sobre o líder isolado Paraná, no Couto Pereira. A bela exibição do meia Dudu deu sobrevida ao contestado técnico Gilson Kleina e deu uma freada na boa campanha da equipe de Claudinei Oliveira no Campeonato Paranaense. Depois de dar as contas do técnico Cristóvão Borges, o Atlético-PR empatou por 1 x 1 com o Londrina sob o comando de Bruno Pivetti. Há quem diga que a diretoria está louquinha para arrancar o técnico português Sergio Vieira da Ferroviária de Araraquara, sensação do Paulistão.

 

  1. Tinha que lembrar, Real Madrid?

E não é que o Real Madrid goleou por 7 x 1 na rodada do fim de semana do Campeonato Espanhol. Cristiano Ronaldo fez quatro… Costumo dizer que o azar (ou sorte) do atacante português é ser um fora de série na mesma época de um extraterrestre chamado Lionel Messi. Talvez, se o argentino fosse de uma outra era, CR7 seria eleito o melhor do mundo ano após ano. Podem chamá-lo de vaidoso, metido a besta, mas o cara joga demais. E o melhor: volta e meia foge do discurso politicamente correto e diz o que realmente pensa. Mesmo que a maioria das coisas que ele fala sejam pra lá de polêmicas. Ainda sobre o Campeonato Espanhol, o uruguaio Luis Suárez é o melhor centroavante do mundo na atualidade. A força do uruguaio ao marcar um dos gols do Barcelona no fim de semana lembrou os bons tempos de Ronaldo, o Fenômeno, com a própria camisa do clube catalão em outros tempos. O Brasil que se cuide em 25 de março no duelo válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

 

  1. Pano para as mangas da camisa da Seleção

Por falar no Real Madrid, o lateral-esquerdo Marcelo disse, em entrevista ao canal fechado de tevê Esporte Interativo, que não entendeu a sua ausência na convocação de Dunga para as partidas contra o Uruguai e o Paraguai pelas Eliminatórias. Na entrevista da semana passada, Dunga justificou que o departamento médico da Seleção foi informado pelo clube espanhol que Marcelo está lesionado. Marcelo dá outra versão: “Conversei com o doutor da Seleção quarta-feira e ele me perguntou como eu estava. Expliquei que estava voltando de lesão e que ia treinar com o grupo quinta-feira, dia da convocação, e treinei. Fiquei de avisar como ia me sentir no treino. E quando fui avisar, já tinha saído a convocação. Chateado eu fico porque quero ir pra Seleção toda hora”. Depois de Maicon, Thiago Silva e Jefferson, surge aparentemente mais um probleminha (ou problemão) de relacionamento.

 

  1. Gesto irresponsável

A Polícia Militar está de parabéns. Garantiu a segurança na vitória do Brasiliense sobre o Gama no último sábado, no Estádio Abadião. O histórico de confronto das duas torcidas anunciava que o clássico era de risco, mas a PM deu conta do recado. No entanto, o presidente do Brasiliense, Luiz Estevão, quase colocou tudo a perder. No mínimo deselegante a atitude do cartola ao fazer gestos obscenos em direção aos torcedores do Gama. Ele tem todo o direito de tirar a camisa e festejar o triunfo com a torcida do Jacaré, mas faltou a noção de que os torcedores poderiam reagir invadindo o gramado e jogariam o bom trabalho da polícia por água abaixo no Abadião. Um gol contra. A maior decepção do Candangão é o Brasília. Derrotado pelo Ceilândia no Mané Garrincha, o time que mais investiu em contratações está fora da zona de classificação para as quartas de final. O badalado técnico Julinho Camargo ainda não venceu à frente do Brasília. A nota triste do fim de semana é a quantidade de expulsões na sexta rodada: nove em seis partidas. Quatro no clássico entre Brasiliense e Gama; duas no duelo entre Brasília e Ceilândia; uma em Taguatinga x Sobradinho; e uma na vitória do Luziânia sobre o Planaltina-GO.

 

6ª rodada

Santa Maria 0 x 0 Formosa

Luziânia 2 x Planaltina-GO

Brasiliense 1 x 0 Gama

Cruzeiro 1 x 2 Paracatu

Atlético Taguatinga 0 x 0 Sobradinho

Brasília 1 x 2 Ceilândia

 

Classificação

  1. Luziânia, 18 pontos
  2. Gama, 13
  3. Ceilândia, 12
  4. Brasiliense, 11
  5. Paracatu, 8
  6. Sobradinho, 7
  7. Atlético Taguatinga, 6
  8. Formosa, 6

==================================

  1. Brasília, 6
  2. Santa Maria, 6
  3. Cruzeiro, 1

==================================

  1. Planaltina, 1

 

Artilheiro: Rafael Grampola (Gama), 5 gols