10 pitacos sobre o futebol candango, nacional e internacional no fim de semana da bola

Publicado em Sem categoria

1. Combinou com o Ricardo Oliveira?
O Santos sofreu horrores para vencer o Ituano na matinê de sábado. Ricardo Oliveira, como sempre, fez o gol da vitória de pênalti em um lance contestado pelo técnico Juninho Paulista. Depois do jogo, o centroavante do Peixe reclamou do calor na Vila Belmiro. Mas foi a diretoria alvinegra que pediu para seus atletas jogarem na hora do almoço. Como diria o Garrincha para o Vicente Feola na Copa de 1958: Combinou com o russo, ou melhor, com o Ricardo Oliveira, presidente?

2. Tudo que é bom dura pouco

Espetacular o início do centroavante argentino Calleri com a camisa do São Paulo. Salvou o tricolor da derrota no jogo de ida da Pré-Libertadores contra o Cesar Vallejo, no Peru, e balançou a rede duas vezes na goleada por 4 x 0 sobre o Água Santa, no sábado. Alan Kardec deve estar com uma pulga atrás da orelha diante das duas atuações do hermano. Sorte dele que Calleri tem prazo de validade no Morumbi: fica só até o meio do ano e vai para a Inter.

3. Da euforia ao anonimato

A Primeira Liga foi um sucesso na rodada de abertura. Conseguiu até convencer a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) a desistir de barrá-la. Mas os jogos de ontem, em pleno domingo de Carnaval, foram um gol contra dos organizadores. Tudo bem, a data estava vazia no calendário, mas não é assim que se valoriza um novo produto. Grêmio e Atlético-MG usaram reservas. O Figueirense surpreendeu o expressinho do Galo e praticamente eliminou a equipe de Diego Aguirre da competição. O Grêmio manteve 100% de aproveitamento diante do Coritiba.

4. Muito fã do Modric
O meio de campo do Real Madrid é um sonho. Kroos, Modric e James Rodríguez ou Isco é de tirar o chapéu. Mas quem mereceu aplausos neste domingo foi o croata Modric. Que chute no gol da vitória do Real Madrid por 2 x 1 sobre o Granada. Triunfo difícil diga-se de passagem. Mas, o que chamou atenção nos lances que vi da partida foi o ataque de estrelismo do Cristiano Ronaldo. Numa boa, o técnico Zinedine Zidane deveria dar uma chamado no camisa 7. É impressionante o quanto ele reclama dos companheiros a cada passe errado.

5. Centenário
O técnico Luis Enrique completou neste domingo 100 jogos à frente do Barcelona. Ele merecia uma exibição mais dedicada dos comandados. Mesmo com preguiça, o time catalão derrotou o Levante por 2 x 0. Contou com um gol contra e com uma bola na rede do centroavante uruguaio Luis Suárez. Brilhante, por sinal. Já são 20 gols na artilharia do Campeonato Espanhol. Neymar que seu cuide. Se não jogar muita bola, o brasileiro não vai ser um dos finalistas na próxima Bola de Ouro. Pode dar Messi, Cristiano Ronaldo e… Luis Suárez.

6. O que um Pato não faz

A temporada do brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa está longe de ser brilhante. Mesmo assim, ele salvou o Chelsea da derrota para o Manchester United neste domingo. Há quem diga que a presença de Alexandre Pato na tribuna do Stamford Bridge colocou pressão no alagoano. Diego Costa sabe que se continuar irregular na temporada, o badalado Alexandre Pato vai tomar a posição titular. No mais, Chelsea e Manchester United não são hoje 10% daqueles timaços que decidiram a Liga dos Campeões da Europa em 2008.

7. Precipitação dá nisso
Vejam como são as coisas… O Manchester City anunciou a contratação do técnico Pep Guardiola para a próxima temporada. O que aconteceu? O time perdeu por 3 x 1 para o Leicester City em uma espécie de final antecipada do Campeonato Inglês. A notícia causou efeito colateral no próprio Bayern de Munique. Burocrático, o time comandado por Guardiola não conseguiu sequer balançar a rede do Bayer Leverkusen na rodada do Alemão. Nem o City jogou por Manuel Pellegrini nem o Bayern de Munique se esforçou por Pep Guardiola.

8. Rebeldes com causa
As torcidas do Liverpool e do Napoli protestaram com razão neste fim de semana. Indignada com o aumento no preço do ingresso para 77 libras, a maior dos fãs do Liverpool abandonaram a arquibancada do Anfield Roado aos 77 minutos de jogo, quandos os Reds venciam por 2 x 0. Resultado. Assustados com a movimentação, os jogadores do Liverpool cederam o empate ao Sunderland. Todos os gols saíram depois da fuga em massa. No Campeonato Italiano, aplausos para a torcida do líder Napoli, que formaram um mosaico com a imagem do zagueiro Koulibaly para protestar contra a injúria racial da torcida da Lazio contra o beque senegalês. A punição à Lazio foi um jogo com portões fechados.

9. Campeão francês! Ou não?

Impressionante a campanha do Paris Saint-Germain na Ligue 1. Com mais um show de Ibra e do seu fiel escudeiro Di María, o time de Laurent Blanc derrotou o Olympique de Marselha no clássico deste domingo e abriu simplesmente 24 pontos de vantagem sobre o vice-líder do Nacional, Monaco. Numa boa, entreguem a taça ao PSG no próximo fim de semana. É o título mais certo da história do Campeonato Francês. São nove vitórias consecutivas no Francês. Resta saber se o PSG vai ser tão avassalador assim no mata-mata da Liga dos Campeões diante do Chelsea. Campeonato Francês sem um rival é uma coisa. Uefa Champions League, outra.

10. Os dois blocos do Candangão
Média de 717 pagantes na segunda rodada do Campeonato Candango. Bem razoável em um fim de semana de Carnaval. Nove gols em seis jogos, um gol e meio por partida. Pouco, muito pouco. Ainda é cedo, mas a classificação mostra dois blocos bem definidos. Do primeiro ao sexto colocado a camisa pesa. Só estão times que ganharam ao menos uma vez o Candangão: os líderes Brasiliense, Gama e Luziânia — todos com 100% de aproveitamento — além de Ceilândia, Sobradinho e Brasília. Daí pra baixo está o bloco chamado “importante é participar”. Atlético Taguatinga, Formosa, Santa Maria, Paracatu, Planaltina-GO e Cruzeiro. As trocas de técnico tiveram efeitos contrários no fim de semana. Comandado pelo técnico Marquinho enquanto Julinho Camargo não chega, o colorado venceu o Paracatu por 1 x 0. O Planaltina-GO trocou Jorge Medina por Alex Oliveira e perdeu por 2 x 0 para o Sobradinho. A nota triste do fim de semana é a morte do ex-presidente do Ceilândia, Beni Monteiro, vítima de um infarto aos 56 anos. Nesta temporada, Beni, ex-vice presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal na gestão do mandatário Fábio Simão, ocupava o cargo de conselheiro do clube.

2ª rodada
Santa Maria 0 x 0 Ceilândia
Formosa 0 x 2 Gama
Cruzeiro 0 x 1 Brasiliense
Atlético Taguatinga 1 x 2 Luziânia
Paracatu 0 x 1 Brasília
Planaltina-GO 0 x 2 Sobradinho