Thalles Thalles fez o gol da vitória do Vasco, um dos 12 times invictos em 2016. Foto: Paulo Fernandes/Vasco

10 pitacos sobre o futebol candango, brasileiro e internacional no fim de semana da bola

Publicado em Sem categoria
  1. Campeonato Carioca

O Palmeiras está em crise, mas o Flamengo é o maior candidato a mico do semestre. Iniciou o ano botando banca de que usaria um time alternativo no Campeonato Carioca, pipocou diante da pressão da tevê Globo e, no fim das contas, foi eliminado da Primeira Liga — prioridade do clube — com um time alternativo. Restou o Carioca, mas o rubro-negro também está em situação difícil no torneio do inimigo Rubinho. Terminou o fim de semana fora do G-4 da Taça Guanabara, não faz gol há quatro jogos e enfrenta o Vasco na quarta-feira, em Brasília. Parabéns ao Volta Redonda pela vice-liderança sob o comando do surpreendente técnico Felipe Surian, o mais jovem do Estadual, com 34 anos.  Líder isolado, o Vasco, único invicto do Carioca, venceu o Botafogo com frieza uma pitada de sorte. Na minha opinião, o Glorioso jogou muito bem e não merecia a derrota. O Fluminense fez sua obrigação ao golear o Boavista por 3 x 0. Se a Taça GB terminasse hoje, as semifinais seriam: Vasco x Fluminense e Volta Redonda x Botafogo. O Flamengo que se cuide na quarta-feira…

  1. Campeonato Paulista

Vai ser iluminado assim lá na Seleção Brasileira… Felipe amanheceu convocado para o lugar de David Luiz no sábado. À noite, fez o gol da vitória do Corinthians sobre o Ituano. A vergonha é mais uma vez o Palmeiras. Há algo de podre no reino do Palestra Itália. Ruim sem o Marcelo Oliveira, pior com Cuca. Lembro que o Cuca passou seis jogos sem vencer quando assumiu o Atlético-MG em 2011 e levou o clube ao maior título de sua história, a Libertadores de 2013. Mas o raio nem sempre cai duas vezes no mesmo lugar. A segunda-feira promete… Quanto ao San-São, é a velha tese do Muricy Ramalho: a bola pune quem não resolve o jogo. O Peixe abusou e o tricolor arrancou um empate precioso que garantiu a liderança do Grupo C. Ah, ia esquecendo. Alan Kardec desencantou. Fez o primeiro gol no ano. Agora, só falta o Wendell Lira…

  1. Campeonato Mineiro

O carrasco do Botafogo na final do Campeonato Carioca do ano passado e do Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil agora é carrasco do Atlético-MG. Impressionante como o cara é iluminado em jogo grande ou decisivo como a matinê de domingo no Independência. Que exibição do goleiro Fábio também, hein? Para o técnico Deivid, é a vitória que ele precisava para se firmar no cargo e tudo o que Diego Aguirre não precisava na condução de um trabalho bom na Libertadores, mas irregular no que teoricamente menos interessa ao Galo neste primeiro semestre — o Estadual. Menos interessa até uma derrota para o arquirrival… Para variar, houve quebra-pau entre torcedores dos dois clubes. Lamentável.

  1. Campeonato Gaúcho

O técnico Roger Machado faz com o Grêmio no Estadual o que Muricy Ramalho deveria estar fazendo com o Flamengo no Carioca: dando milhagens aos pratas da casa. Neste domingo, o menino Batista fez o terceiro gol tricolor nos 3 x 0 sobre o Lajeadense. Nas rodadas anteriores, o destaque havia sido o guri Lincoln. Quarto colocado, o Internacional tirou os pés da lama depois de uma série de quatro partidas sem vitórias no Estadual e na Primeira Liga ao golear o Novo Hamburgo por 4 x 2 no Beira-Rio. A batata do técnico Argel Fucks continua assando…

  1. Campeonato Cearense

Como muito bem observou o amigo Rodrigo Cerqueira, do portal globoesporte.com, “880 policiais para Ceará x Fortaleza é mesmo um jogo de futebol ou trata-se de um guerra? Quem já viveu a experiência de perto garante que é uma guerra. Lamentável. Dentro das quatro linhas, Assisinho marcou para o Vozão e Anselmo descontou para o tricolor.

  1. Campeonato Pernambucano

Alguém aí sabe se o técnico Paulo Roberto Falcão esteve na Arena Pernambuco na noite da última sexta-feira para ver a Seleção do Dunga? Se esteve, desaprendeu. Na ressaca do empate entre Brasil e Uruguai pelas Eliminatórias da Copa, Recife viu o favorito ao título Sport perder por 1 x 0 para o Salgueiro, novo líder do Estadual. Dá-lhe Carcará do Sertão!

  1. Campeonato Candango

Acredite se quiser: o Luziânia e o Ceilândia são dois dos 12 times do país que ainda não perderam em 2016. Líder isolado da primeira fase depois do empate por 1 x 1 com o Ceilândia, o time goiano, que disputa o torneio do Distrito Federal devido à proximidade da capital do país, não consegue derrotar gente do seu tamanho — empatou com Gama, Brasiliense e Ceilândia — mas continua no topo com 22 pontos contra 18 de Gama, Brasiliense e Ceilândia. Depois do risco de ficar fora do G-8, o Brasília ocupa o sexto lugar com a vitória magrinha sobre o Formosa. Além do Luziânia e do Ceilândia, estão invictos neste ano os seguintes clubes: Atlético-AC, CSA-AL, Desportiva-ES, Operário-MS, Paysandu-PA, Campinense-PB, Altos-PI, Rondoniense-RO, Vasco-RJ e Chapecoense-SC.

 10ª rodada

Cruzeiro 0 x 0 Atlético Taguatinga

Paracatu 0 x 1 Santa Maria

Planaltina-GO 0 x 2 Brasiliense

Ceilândia 2 x 2 Luziânia

Sobradinho 0 x 0 Gama

Formosa 0 x 1 Brasília

Classificação

  1. Luziânia, 22 pontos
  2. Gama, 18
  3. Brasiliense, 18
  4. Ceilândia, 18

=====================

  1. Sobradinho, 14
  2. Brasília, 13
  3. Paracatu, 12
  4. Santa Maria, 12
  5. Atlético Taguatinga, 12
  6. Formosa, 10

=====================

  1. Planaltina, 4
  2. Cruzeiro, 2

Artilheiro: Maycon Paixão (Santa Maria) e Rafael Grampola (Gama), 5 gols

 

  1. Romênia 0 x 0 Espanha

Posso até queimar a língua na Eurocopa, mas, para mim, o tempo do Vicente del Bosque passou como técnico da Espanha. É impressionante como está difícil acertar o time depois da conquista do tricampeonato continental em 2012 com aquela exibição antológica diante da Itália. O empate por 0 x 0 com a Romênia é mais um indício de que a Espanha deve sofrer na França no meio do ano. A Romênia não é nenhuma galinha morta, verdade, mas Del Bosque tem um time muito mais qualificado. A Espanha conseguiu perder a final da Copa das Confederações por 3 x 0 para o Brasil — que tomou de 7 x 1 da Alemanha um ano depois — e foi eliminada na fase de grupos da Copa do Mundo de 2014 ao perder do Chile por 2 x 0.

  1. Alemanha 2 x 3 Inglaterra

Que história foi escrita no Estádio Olímpico de Berlim no último sábado: Vardy entrou em campo aos 25 minutos do segundo tempo e empatou o amistoso aos 28 para a Inglaterra com um gol de letra em cima do melhor goleiro do mundo — Neuer, da Alemanha. Detalhe: Aos 29 anos (!), Vardy estava estreando, repito, estreando com a camisa da Inglaterra. Primeiro jogo e gol dele pela seleção. Ah, e que fase do Leicester. Um jogador do clube não marcava com a camisa da Inglaterra desde Gary Lineker, em 1985. A Inglaterra perdia por 2 x 0 em Berlim e virou para 3 x 2 com Dier dentro da casa dos atuais campeões do mundo. Para mim, dos jogos que assisti, foi o melhor do fim de semana. Disparado.

  1. Seleção Olímpica

Às vezes me pergunto se não seria melhor o Rogério Micale ser o técnico dessa molecada nos Jogos do Rio-2016… Mas, como Gilmar Rinaldi e Dunga já disseram que não, vejamos no que vai dar. Achei muito bacana o retorno do atacante Rafinha, o filho do Mazinho, ao time depois de um longo tempo parada para o tratamento de uma grave lesão. Voltou bem, com direito a assistência para o gol de Andreas Pereira. Sim, ele é brasileiro, mas pela primeira vez na vida fez um gol jogando… no Brasil. Gostei também do brasiliense Felipe Anderson. Intimidado diante das vaias da torcida em Vitória (ES), diante da Nigéria, ontem ele participou de dois gols no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL), e ainda carimbou a trave da África do Sul. Autores dos outros dois gols, Rodrigo Caio e Danilo também deram passos enormes para a convocação final. Vale lembrar que são 18 jogadores. Três deles podem ter mais de 23 anos.