10 pitacos sobre o futebol candango, brasileiro e internacional no fim de semana da bola

Publicado em Sem categoria

1. Abriu a porteira
A melhor notícia do fim de semana foi a presença de público no estádios do Distrito Federal e do entorno na primeira rodada do Campeonato Candango. No ano passado, várias partidas foram disputadas com portões fechados por vários motivos. A média na primeira rodada é de 1.094 pagantes por partida. Destaque para o Gama. O time de maior torcida na cidade levou 3.278 pagantes ao Bezerrão na vitória por 3 x 1 sobre o Planaltina-GO. Por falar na equipe goiana, o técnico Jorge Medina pediu demissão antes da estreia ao ficar irritado com problemas na documentação de alguns jogadores do elenco. Impedido de jogar no Mané Garrincha por causa do show do cantor Wesley Safadão e devido ao replantio no gramado, o Brasília teve de mandar seu jogo no Serra do Lago, em Luziânia, e teve o pior público da rodada: 84 pagantes. A notícia triste foi a ação de vândalos que se dirigiam ao Abadião para o duelo entre Brasiliense e Santa Maria. Segundo o Corpo de Segurança Operacional Militar do DF, membros de torcidas uniformizadas depredaram a Estação Ceilândia Sul do Metrô.

2. Na berlinda
É questão de tempo para o Fluminense anunciar a saída do técnico Eduardo Baptista. O tricolor ainda não venceu nesta temporada e o trabalho não flui. A derrota para o Volta Redonda neste domingo, por 3 x 1, é mais um pingo de óleo na panela que frita o treinador. Não é desculpa, mas a diretoria há de pesar também o desinteresse do clube das Laranjeiras em disputar o Carioca. Eduardo Baptista e o elenco começaram o ano ouvindo que o Estadual não serviria para nada. Vai servir agora para demitir o treinador? Outro desinteressado no torneio, o Flamengo vacilou no empate de sábado. A falha de Wallace no gol de empate do Boavista pode ter sido a senha para o Flamengo oficializar a contratação do uruguaio Menosse nesta semana. A defesa continua apanhando nas bolas aéreas. Favorito ao título na minha opinião, o Vasco fez o seu papel em casa nos 4 x 1 diante do Madureira. O Botafogo também diante do Bangu (2 x 0).

3. Velho Tite
Eu disse outro dia aqui no blog. O primeiro torcedor que chamar o técnico do Corinthians de burro ou exigir a sua saída do Timão precisa ser descredenciado da Fiel. O processo de reconstrução do time desmantelado pelo futebol chinês e francês vai fazer com que o atual campeão brasileiro acumule vitórias com a da estreia diante do XV de Piracicaba, ou seja, por 1 x 0. Lembra aquele Tite do título brasileiro conquistado pelo clube em 2011. Favorito ao título estadual, o Palmeiras fez a sua obrigação ao vencer o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto. Os tropeços do Santos e do São Paulo eram esperados na minha opinião. O elenco tricolor é limitado. E o Santos perdeu muito com a saída de Geuvânio. Dorival Júnior vai ter trabalho.

4. Galo na cabeça
Um dos pontos fortes do Atlético-MG continua sendo o mesmo de outros carnavais: a bola aérea. O zagueiro Leonardo Silva desequilibrou na estreia do Galo no Campeonato Mineiro — vitória por 1 x 0 diante do Uberlândia. Leonardo Silva é o artilheiro da trupe de Diego Aguirre na temporada com dois gols. Visto com desconfiança pela torcida, o técnico Deivid deu mais motivos para falarem mal dele. Vi os melhores momentos da partida. Achei que o time celeste criou pouco e só não venceu por dois motivos: as bolas na trave e goleiro Follmann.

5. Abram o olho…
Vi dois jogos do Grêmio neste início de temporada: a vitória sobre o Avaí pela Primeira Liga e os melhores momentos da vitória por 3 x 1 sobre o Brasil de Pelotas. Impressionante como o tricolor gaúcho tem a cara do técnico Roger Machado. Ouso dizer que esse time vai dar liga na Libertadores e tem tudo para ir longe na competição continental. Não estou falando em título, digo boa campanha. São Pedro não deixou o Inter enfrentar o Ypiranga. Aguardemos…

6. Dérbi della Madoninna
Impressionante a goleada do Milan sobre a Internazionale na rodada do Campeonato Italiano. Bela exibição do zagueiro Alex, que outro dia coloquei na lista de 12 zagueiros brasileiros para o Flamengo observar com carinho na saga por um beque capaz de resolver os dramas da defesa. Em meio a uma temporada desastrosa dos principais astros colombianos na temporada, o centroavante Bacca continua sendo decisivo para o Milan. Niang, o coadjuvante perfeito. Ah, que azar do bom Icardi na cobrança de pênalti que bateu na trave. A Internazionale é melhor na temporada, mas clássico é como diz Eurico Miranda: um campeonato à parte.

7. Dunga agradece
A um mês da primeira convocação da Seleção Brasileira em 2016, para o clássico de março contra o Uruguai, no Recife, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, a bela exibição do meia Oscar na goleada por 5 x 1 sobre o Milton Keynes Dons, da segunda divisão, pela Copa da Inglaterra. Adversário à parte, Oscar precisa voltar a jogar bola para justificar a presença quase cativa entre os titulares de Dunga. Foi a primeira vez que Oscar balançou a rede três vezes na mesma partida no futebol europeu.

8. Por falar no Dunga…
Só resta uma vaga para o torneio de futebol masculino de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Finalistas do Campeonato Asiático Sub-23, que também valeu como Pré-Olímpico, Japão e Coreia do Sul, que estavam classificados para o Rio, decidiram o título e os nipônicos triunfaram por 3 x 2. Na decisão do terceiro lugar, o Iraque derrotou o anfitrião Catar, por 2 x 1, na prorrogação, e virá ao Brasil. Os três representantes da Ásia já terminaram os Jogos Olímpicos entre os quatro melhores. O Iraque em Atenas-2004. Japão e Coreia do Sul em Londres-2012. A última vaga será decidida na repescagem entre a Colômbia e os Estados Unidos.

9. Cristianismo
Quando está focado no que faz e esquece um pouco da rivalidade com Messi, Cristiano Ronaldo joga livre, leve, solto e faz o que se viu no massacre do Real Madrid por 6 x 0 diante do Espanyol. O atual número 2 do mundo divide a artilharia do Campeonato Espanhol com Luis Suárez. O uruguaio voltou a ser decisivo na vitória do Barcelona sobre o Atlético de Madri no clássico do fim de semana. Impressionante como o técnico Diego Simeone consegue extrair o máximo de um time tão limitado quanto o Atlético. Mais impressionante ainda é o poder de decisão do trio MSN. Quando Neymar não brilha, Messi e Suárez tratam de resolver.

10. Sobre a entrevista de Neymar…
Sou fã do jogador do Barcelona e da Seleção Brasileira. Mas o cidadão Neymar e seu pai, na minha modesta opinião, não convenceram na entrevista ao Fantástico sobre as denúncias de sonegação fiscal. Dizer “que provem” é o óbvio ululante.