Romero Romero, o carrasco do Flamengo na goleada do Itaquerão. Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

10 pitacos sobre o fim de semana do futebol

Publicado em Esporte, Sem categoria
  1. Pelas minhas contas…

O Flamengo é um dos seis clubes desta Série A que jamais fizeram gol na vida jogando no Itaquerão. No  levantamento do blog, Flamengo, Atlético-PR, Atlético-MG, Cruzeiro, Vitória e América-MG (que ainda não jogou lá) ainda não balançaram a rede na Arena Corinthians. Tudo bem, foi a segunda exibição do time da Gávea na casa do adversário desde a inauguração do estádio, mas, mesmo assim, é demais para um time do tamanho do Flamengo… Não adianta dizer que foi melhor durante um tempo e meio do jogo. Muito menos jogar toda a culpa nas costas do árbitro Heber Roberto Lopes — que apitou mal, sim. A verdade nua e crua é que, ao longo do tempo, o “mais querido” Flamengo se apequenou diante do Corinthians. Basta comparar a quantidade recente de títulos relevantes. E se apequenou não só no jogo deste domingo. Faz tempo. O rubro-negro não balança a rede do alvinegro paulista — repito, não faz gol — há três jogos consecutivos em duelos pela Série A. O placar está 8 x 0! 4 x 0 (2016) + 1 x 0 (2015) + 3 x 0 (2015). São 9 jogos sem vencer o Corinthians em São Paulo. O último triunfo foi em 4 de junho de 2006, por 2 x 0. Cristóvão Borges, que saiu magoado do Flamengo no ano passado, mostrou seu valor à diretoria rubro-negra e venceu a terceira partida seguida à frente do Timão. E o Romero, hein? Artilheiro do Timão no ano! Ah, por falar em artilheiro, o do Guerrero está suspenso para o duelo do próximo domingo, às 11h, no Mané Garrincha, contra o Atlético-MG. E o Galo não terá Fred, expulso ontem.

 

  1. De volta a 1998

Nunca antes na era dos pontos corridos, Palmeiras e Corinthians foram primeiro ou segundo e vice-versa. O tabu foi quebrado na rodada do meio de semana e vai continuar até a próxima rodada independentemente do resultado de Sport x Palmeiras nesta segunda-feira. A última vez que ambos ocuparam a ponta foi no Brasileirão de 1998. O Corinthians, de Vanderlei Luxemburgo, terminou a primeira fase em primeiro e o Palmeiras, de Felipão, em segundo. Além de Palmeiras e Corinthians, o G-4 tem o Santos. Resta saber se o Peixe vai manter o ritmo nas Olimpíadas, quando não poderá contar com Gabigol, Zeca e Thiago Maia. O São Paulo só não está no G-4 também porque vive com a cabeça na Libertadores.

 

  1. Gre-Nal 410

No fim das contas, foi o Grêmio quem passou o trator no Beira-Rio. Mérito do falso 9 Douglas e azar do goleiro Muriel no lance crucial da partida. Depois de ter o áudio vazado na conversa em que falava que o Inter iria passar o tratou no Grêmio, o técnico Argel Fucks tem de aguentar a zoação. Tem mais: precisa aumentar o repertório de jogadas quando está atrás no placar. Bola aérea não pode ser o único recurso de um time que deseja brigar pelo título que não conquista desde 1979. Duas derrotas seguidas deixam o clima pesado no Beira-Rio.

 

  1. Ó, Minas Gerais!

Depois de duas vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro sobre a Ponte Preta e o Palmeiras, o Cruzeiro voltou a oscilar. Perdeu para a Chapecoense no meio de semana e neste domingo e cedeu o empate ao Vitória, no Mineirão, quando estava vencendo por 2 x 0 e tinha um jogador a mais. Uma lástima diante do melhor público celeste no ano — 43.822 pagantes (45.638 presentes). O Atlético-MG, que, para mim, vai brigar lá no alto da tabela pelo título, puxou o freio de mão depois de uma sequência de vitórias em Belo Horizonte. Fred voltou a marcar. Repito o que venho dizendo. Com o elenco que tem o Galo, Fred tem de brigar pela artilharia. Só não pode ser expulso. O América-MG precisa se cuidar para não ser o Vasco de 2016. No ano passado, o time carioca perdeu tanto no primeiro turno que quando tentou reagir era tarde demais.

 

  1. Cadê o trem bala da colina?

Não tenho nenhuma dúvida de que o Vasco vai voltar à Série A, mas eu esperava que fosse de forma invicta. O bicampeão carioca já tem quatro derrotas na segundona — duas seguidas diante do Paraná e do Avaí. Estranho, muito estranho… Bacana as presenças do Ceará e do CRB no G-4. Vice-líder, o Atlético-GO mostra regularidade e tem o mesmo número de pontos do Vasco. Pelo andar da carruagem, os dois times devem pegar o elevador para a Série A.

 

  1. Vice-líderes

Boa, Ceilândia! O vice-campeão do DF fez o dever de casa e praticamente selou a classificação para a próxima fase da quarta divisão ao vencer o Araguaia-MT por 3 x 1 no sábado. Baiano, Kabrine e Gilvan assinaram o resultado. O Aparecidense-GO tem 10 pontos contra 9 do Ceilândia. O Araguaia soma 3, mas é praticamente impossível tirar o segundo lugar do Gato. O Luziânia finalmente estreou na Série D e deu um baita salto na classificação. É o vice-líder depois de vencer o Sinop por 3 x 2, gols de Giba, Marllon e Davi.

 

Grupo A10

  1. Aparecidense, 10
  2. Ceilândia, 9
  3. Araguaia, 3
  4. Comercial-MS, 1

 

Grupo A11

  1. Sete de Dourados, 9
  2. Luziânia, 5
  3. Anápolis, 5
  4. Sinop, 2

 

 

  1. Segundona candanga

O Dom Pedro manda no Grupo A e o Paranoá no B na segunda divisão do Campeonato Candango. Neste domingo, o Botafogo-DF empatou por 1 x 1 com o Paranoá. No sábado, o CFZ goleou o Guará por 4 x 1, o Ceilandense derrotou o Bolamense por 1 x 0 e o Dom Pedro goleou o Brazlândia por 3 x 0.

 

Grupo A

  1. Dom Pedro, 9
  2. CFZ, 6
  3. Botafogo-DF, 4
  4. Ceilandense, 4
  5. Planaltina-DF, 3

 

Grupo B

  1. Paranoá, 4
  2. Bolamense, 3
  3. Brazlândia, 1
  4. Guará, 0

 

  1. Qual é a melhor história do ano?

Não importa se a Islândia foi eliminada pela França por 5 x 2 neste domingo nas quartas de final. Para mim, está na briga para ser uma das melhores histórias do ano no futebol. Para você, qual é a melhor história de 2016 no mundo da bola? Aí vão as alternativas…

(A) Wendell Lira, vencedor do Prêmio Puskás da Fifa

(B) Leicester, campeão inglês pela primeira vez em mais de 100 anos de história

(C) Plaza Colônia, campeão uruguaio

(D) Islândia, entre os 8 melhores da Eurocopa após eliminar a Inglaterra

(E) Prefiro esperar o desfecho do País de Gales na Eurocopa

 

  1. França: a próxima vítima?

Lá vai a Alemanha de novo aterrorizar um dono de casa. Depois de mandar o México embora nas quartas de final da Copa de 1986, de desbancar a Coreia do Sul na semifinal de 2002 e de humilhar o Brasil na semifinal da Copa de 2014 por 7 x 1, os tetracampeões mundiais e tri da Eurocopa ameaçam estragar a festa da França na próxima quinta-feira, em Marselha. São duas ótimas seleções. Impossível fazer um prognóstico. Pogba, Payet e Griezmann jogaram muito neste domingo. Se mantiverem o ritmo… Do outro lado, é impossível não reduzir o duelo entre Portugal e País de Gales a Cristiano Ronaldo x Gareth Bale. Meu palpite? França x Portugal!

 

  1. Bola de Ouro Fifa

Neymar concorreu com Cristiano Ronaldo e Messi no ano passado. Em 2016, está fora. Na minha opinião, Messi e CR7 estarão novamente entre os três. E há pelo menos três fortes candidatos a desbancar a hegemonia da dupla eleita melhor do mundo desde 2008. Luis Suárez fez uma temporada sensacional no Barcelona. Griezmann levou o Atlético de Madri ao vice na Champions League e está arrebentando na Eurocopa. E tem Gareth Bale. O galês foi campeão da UCL e já levou seu país à semifinal do torneio continental de seleções. Não adianta forçar a barra. Neymar pode até levar o Brasil ao ouro inédito na Rio-2016, mas, para os jurados, o que vale, mesmo, é a Champions League, a Eurocopa e a Copa América. O resto é resto e Neymar vai ter de esperar mais um pouquinho para realizar o sonho pessoal.