IMG_8746 Pikachu festeja o gol do Vasco: todos os grandes do Rio venceram. Foto: Rafael Ribeiro/Vasco Yago Pikachu comemora o gol do Vasco: os quatro grandes do Rio venceram na rodada.

Acabou a rodada! É hora da resenha: 10 pitacos sobre o fim de semana do futebol

Publicado em Esporte

Espanholização
Há quem defenda a tese de que chegará o dia em que Corinthians e Flamengo se revezarão como campeões brasileiros tal qual Barcelona e Real Madrid na Espanha. Em vez do rubro-negro, o outro lado da força é alviverde. Na briga pelo título, o Palmeiras pode ampliar para a alternância de poder para quatro anos. O Corinthians levou o título em 2015 e em 2017. O rival, em 2016, e acaba de assumir a vice-liderança em 2018, a um pontinho do São Paulo.

 

Não é todo dia…
O São Paulo venceu quatro jogos por 1 x 0 no Morumbi. Esperava ter vencido o quinto no último sábado, mas, assim como Palmeiras, Inter e Flamengo, foi surpreendido pelo América-MG. Não é todo dia que a fórmula dá certo. Fazer um gol e se fechar à espera do contra-ataque tem seu preço é o tricolor paulista pagou caro. Na se vão dois jogos consecutivos sem vitória.

 

Memória curta
Parece até piada corintiano revoltado com o gol impedido de Leandro Damião no domingo. Afinal, há 13 anos, o alvinegro era beneficiado pelo árbitro Márcio Rezende de Freitas com a não marcação de um pênalti claro do goleiro Fábio Costa em Tinga. O volante chegou a ser expulso por simulação na final antecipada daquela edição. A Fiel esqueceu, mas os colorados aguardam pela correção histórica até hoje…

 

Coragem
Certo ou errado, Thiago Larghi e Maurício Barbieri fugiram do lugar comum no clássico nacional entre Flamengo e Atletico-MG. Qual é o pecado de corrigir um erro na escalação sacando um jogador no início do primeiro tempo? Qual é o problema em sacar do time um substituto que não deu certo? Difícil estar na pele de Vitinho e de Tomás Andrade, mas o futebol exige dos técnicos cada vez mais decisões rápidas. Dia a quem doer.

 

Turma da preguiça
Fico imaginando o Brasileirão se os viciados em copas Renato Gaúcho e Mano Menezes não tivessem tanta preguiça de competir nos pontos corridos… As vitórias do Grêmio e do Cruzeiro neste fim de semana mostram que ambos poderiam estar n situações bem melhores na Série A, mas ambos preferem empurrar o principal torneio do país com a barriga.

 

Eclipse
O colega Victor Gammaro alerta que os quatro clubes cariocas venceram na rodada. Milagres acontecem. O Flamengo voltou à briga pelo título, o Fluminense manteve distância da zona de rebaixamento e Botafogo e Vasco renovaram o gás na maratona contra o Z-4. À exceção do rubro-negro, tricolores, alvinegros e cruz-maltinos enfrentaram adversários “dóceis”: Chapecoense, Vitória e Bahia, respectivamente.

 

Destino
Rogério Ceni está cada vez mais perto de repetir o feito de outro ex-goleiro tricolor. O técnico Zetti levou o Fortaleza de volta à elite em 2004, como vice da Série B. Ceni pode ir além e ser campeão. O Fortaleza chegou aos 50 pontos. Quarto colocado em 2017, o Paraná Clube subiu com 64, dois à frente do Londrina. Em tese, faltam 13 pontos para o time de Rogério Ceni obter o acesso. Em 30 a disputar.

 

Emergente
Final da Série C do Campeonato Brasileiro com 41.311 presentes na Arena Pantanal. Belíssimo público no jogo em que o Operário-PR derrotou o Cuiabá por 1 x 0 e conquistou o segundo título nacional consecutivo em dois anos: Série D 2017 e Série C 2018. A exibição do goleiro Simão merecia uma placa. Atuação digna de prêmio Yashin. Sensacional.

 

Final
O atacante Jóbson não conquista um título desde a Taça Guanabara de 2015, quando vestia a camisa do Botafogo. Finalista da Série B do Candangão pelo Capital, o atacante pode encerrar o jejum de três anos se bater o Taguatinga na decisão. A primeira missão foi cumprida: os dois times estão de volta à elite do Campeonato Candango.

 

Discordo
Meu voto de internauta no Fifa The Best foi em Cristiano Ronaldo. Antes que me xinguem nesses tempos de desrespeito a opinião alheia, o voto é meu. Acabou com a Champions League, foi artilheiro do torneio, decisivo no mata-mata, protagonista de uma bicicleta cinematográfica no gol em Buffon e show contra Espanha na Copa do Mundo ao marcar três gols na mesma partida. Se tudo isso não é suficinte… Apesar disso, parabéns, Luka Modric e Rainha Marta.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF