Gremio Everton e Lucas Pratto no empate entre Grêmio e São Paulo. Rubens Chiri/saopaulofc.net

10 pitacos do fim de semana sobre o futebol candango, brasileiro e internacional

Publicado em Esporte

1. Tem mata-mata, sim!
A próxima rodada do Campeonato Brasileiro tem confronto entre o líder Corinthians, que abriu 8 pontos de vantagem depois do empate do Grêmio com o São Paulo nesta noite, contra o quarto colocado Flamengo, em São Paulo. Vice-líder, o Grêmio pega o terceiro, Santos, em Porto Alegre. Muito bacana o público no Morumbi em uma noite de segunda-feira: 51.511. Melhor ainda foi o jogo. Pedro Rocha, xará de ídolo do São Paulo, ameaçou estragar a noite de festa, mas Lucas Fernandes impediu a derrota dos donos da casa. O time de Dorival Júnior completa seis rodadas consecutivas na zona de rebaixamento. Renato Gaúcho, maior secador do Corinthians, viu a chance para o Corinthians aumentar (32 x 40).

Renato Gaúcho é o maior culpado pela tranquilidade do Grêmio. Se não tivesse escalado o time C contra o Sport, na Ilha do Retiro, e perdido em casa para o Avaí, a diferença seria de apenas dois pontos. Sem contar a derrota em casa para o Corinthians no confronto direto. Acho pouco provável que o Corinthians perca o título simbólico de campeão de inverno (do primeiro turno). E na era dos pontos corridos, campeão do primeiro turno costuma ser campeão brasileiro. Só não foi assim nas edições de 2008, 2009 e 2012.

 

2. Avaí pode fazer a diferença
Incrível a campanha do Avaí. Ao vencer o Cruzeiro, o Avaí fez mais uma vítima da parte de cima da tabela. Atolado na zona de rebaixamento, o clube catarinense também tirou  pontos de Corinthians, Grêmio, Botafogo, Flamengo e Sport. Cuidado, Palmeiras e Santos!

 

3. Vestibular
A frase é de Tite, técnico da Seleção Brasileira, em entrevista ao colega Alexandre Lozetti, do globoesporte.com: “No início de 2018 quero ter um esboço de 80% porque se surgir um Gabriel Jesus, um novo talento, ele vem”. Portanto, amigos, olho no Vinicius Junior, que sofreu um pênalti na vitória sobre o  Coritiba no sábado. Olho no Paulinho, campeão sul-americano sub-17 neste ano ao lado justamente de Vinicius Junior, e autor dos dois gols do Vasco na vitória por 2 x 1 sobre o Atlético-MG. Olho no Pedrinho, moleque decisivo naquele triunfo do Corinthians sobre o Botafogo, em Itaquera. A inscrição continua aberta no vestibular do professor Tite. Ronaldo foi para a Copa de 1994 com 17 anos. Por que não?

 

4. Ah, é Edmundo?
Por falar no Paulinho, o moleque do Vasco repetiu feito de Edmundo na vitória por 2 x 1 sobre o Atlético-MG. Em 23 de fevereiro de 1992, o time cruz-maltino goleou o Galo por 4 x 0 no Mineirão e o Animal fez dois gols. Por sinal, Edmundo lembrou disso durante o programa A Última palavra, do FOX Sports, no domingo à noite. “O Paulinho lembrou o dia em que eu fiz dois gols no Atlético, mas, no meu caso, foi no Mineirão”, contou. Edmundo tinha 20 anos.

 

5. Bem feito
Sabe aqueles quatro times que demitiram técnicos na mesma rodada? Responda rápido: qual deles venceu? N-e-n-h-u-m! O Vitória dispensou Alexandre Gallo e perdeu para a Chapecoense. O Coritiba deu as contas de Pachequinho e caiu diante do Flamengo. Em casa, o Atlético-MG, que havia mandado Roger Machado passar no RH, foi derrotado pelo Vasco. Agora, são 19 pontos perdidos no Independência, aquele do mantra “Caiu no Horto, tá morto”. O Atlético-GO dispensou Doriva e empatou com o Botafogo. Ruim com eles, pior sem eles. Detalhe: dos quatro, dois ainda não acharam treinador.

 

6. Puro-sangue
Time organizado consagra zagueiro ruim, mediano… Balbuena tem três gols neste Brasileirão pelo Corinthians. Até pouco tempo, era um beque comum. Se for campeão, vão chamar o paraguaio de novo Gamarra. Foi um golaço de cabeça na vitória sobre o Fluminense. E com um cruzamento à moda antiga. Escanteio cobrado da esquerda com o pé direito em direção à marca do pênalti. Lindo gol de Balbuena. Terrível falha do zagueiro Henrique.

 

7. Invicto
Impressionante o desempenho do goleiro Jailson como titular do Palmeiras. O cara tem 21 jogos com camisa alviverde. São 15 vitórias, a última delas sobre o Sport, na Arena Pernambuco, e seis empates. Será que o supersticioso Cuca barrou Fernando Prass por causa disso? Se foi, está dando muito certo. Sobre o Sport, uma constatação: acho que o leão vira gatinho quando troca a Ilha do Retiro pela Arena Pernambuco. O jogo poderia ter sido bem mais duro na casa própria da equipe rubro-negra.

 

8. Mais um dia de fúria do Nunes
Lembram do Nunes, aquele centroavante do Brasiliense que deu início à Batalha do Bezerrão em fevereiro, no clássico entre Gama e Brasiliense pelo Campeonato Candango? Aprontou mais uma neste fim de semana. Desta vez, na Série C. Neste fim de semana, Nunes, do Mogi Mirim, trocou socos com o zagueiro Gladstone, do Bragantino, em um lance sem bola, e ambos foram expulsos. Nunes simplesmente não tem jeito…

 

9. Que pecado
Uma pena o Ceilândia não ter segurado no mínimo o 0 x 0 com o América-RN no sábado. Vai ser difícil derrotar o time potiguar no mínimo por 1 x 0 na sexta-feira para forçar a disputa por pênaltis, ou por dois de diferença para passar direto de fase. Nada é impossível. o América sofreu horrores, por exemplo, para eliminar o Aparecidense na fase anterior. Sigo achando que a diretoria errou demais ao dispensar Romarinho. Ok, ele assinou pré-contrato com o arquirrival Brasiliense para se apresentar em novembro, mas a cúpula alvinegra deveria passar por cima disso e ficar com o artilheiro até o fim da Série D. Está pagando por isso…

 

10. Não é só Usain Bolt…
Impressionante a Jamaica! Os Reggae Boys são finalistas da Copa Ouro da Concacaf pela segunda edição consecutiva. Na noite de domingo, um golaço de falta de Lawrence eliminou o México e garantiu a vaga na decisão contra os EUA. A Jamaica foi vice-campeã em 2015. Perdeu justamente para o México. Na quarta, decidirá o título contra os anfitriões. A sementinha plantada por Renê Simões, que classificou o país para a Copa de 1998, continua dando frutos na terra do velocista Usain Bolt.