UEL A decisão do segundo título mais importante da Europa será nesta quarta, às 15h45 (de Brasília). Imagem: Uefa

10 motivos para você não perder a finalíssima da Uefa Europa League nesta quarta-feira

Publicado em Esporte

1. Peso de Champions
Os protagonistas da finalíssima desta quarta da Europa League, às 15h45, na Friends Arena, em Estocolmo, na Suécia, têm camisas de peso. O Ajax é tetracampeão do principal torneio de clubes do mundo. O Manchester United tem um tri continental no currículo. O time holandês busca o bi na Liga Europa. Faturou o título em 1992. Os Diabos Vermelhos querem a taça inédita. Quer mais? Vale vaga na Liga dos Campeões de 2017/2018.

Retrospecto

2011/2012 – Europa League
16/02/2012 – Ajax 0 x 2 Manchester United
23/02/2012 – Manchester United 2 x 1 Ajax

1976/1977 – Europa League (Copa Uefa na época)
15/09/1976 – Ajax 1 x 0 Manchester United
29/09/1976 – Manchester United 1 x 2 Ajax

2. Quebra de hegemonia
Com a decisão entre Ajax e Manchester United, está quebrada a hegemonia de três temporadas da Espanha na Europa League. As últimas três edições foram vencidas pelo Sevilla em finais contra Benfica, Dnipro e Liverpool, respectivamente.  A última chance de um espanhol na final se foi com a eliminação do Celta diante do Manchester United.

3. José Mourinho de volta ao início
O primeiro título continental da carreira de José Mourinho foi justamente a Copa da Uefa, atual Liga Europa. Na temporada de 2002/2003, o português levou o Porto ao título na decisão contra o Celtic. O time lusitano venceu por 3 x 2, em Sevilha.

4. Antídoto vindo de Israel
Se o Manchester United conta com o badalado José Mourinho, o Ajax tentará consagrar Peter Bosz. O treinador de 53 anos foi contratado sob desconfiança para substituir Frank de Boer. O último trabalho do holandês havia sido no Maccabi Tel Aviv, de Israel, onde não ganhou simplesmente nada. Um dos atacantes da Holanda na Eurocopa de 1992 com a camisa 16, Peter Bosz mostrou ousadia na montagem de um elenco jovem, competitivo e capaz de divertir.

5. David Neres
Mal chegou e pode ser campeão continental. O atacante do São Paulo chegou nesta temporada ao Ajax e pode ser campeão continental. Aos 20 anos, o moleque negociado pelo São Paulo por R$ 50 milhões é reserva do time holandês para quem chegou a Amsterdã no meio da temporada, o atacante vai bem no Ajax: três gols no time principal.

6. Vira-casaca
Um dos astros do Manchester United, o versátil Daley Blind é cria das divisões de base do Ajax e pode repetir o feito do paí. Danny Blind era titular da defesa do Ajax na conquista de 1991/1992, sob o comando de Louis van Gaal. O filho, Daley, foi tetracampeão holandês nas temporadas de 2011, 2012, 2013 e 2014. E pode ser campeão da Europa League sob a batuta de José Mourinho, ex-assistente de van Gaal.

7. Mais caro do mundo
Maior transação da temporada, o francês Pogba trocou a Juventus pelo Manchester United e está fora da decisão da Champions League. O prêmio de consolação é ser um dos astros da decisão da Europa League. O jogador mais caro da história do futebol custou mais de R$ 514 milhões na última janela de transferências.

8. Mais jovem da história?
O Ajax tem média de idade de 22,6 anos. Tem tudo para ser o campeão mais jovem da história da Liga Europa levando em conta o formato em vigor desde a temporada de 2009/2010 do torneio, quando o Atlético de Madri levou a taça com média de 24,3 anos.

9. Tributo a Ibra
O centroavante Ibrahimovic, do Manchester United, tinha tudo para disputar a final da Liga Europa em casa. A decisão deste ano é na Friends Arena, em Estocolmo, na Suécia. Ibra é o artilheiro dos Diabos Vermelhos na Liga Europa  com 5 gols. Além disso, deu quatro assistências. Contundido, pensa até em se aposentar depois de uma grave contusão.

10. Família Kluivert
Não se trata do pai, mas do filho. Aos 18 anos, Justin Kluivert estreou nesta temporada no time principal do Ajax e tem dois gols na temporada. O herdeiro de Patrick Kluivert tentará repetir a coleção de seu velho com a camisa do Ajax. Na temporada de 1994/1995, Kluivert conquistou a Liga dos Campeões da Europa. Justin sonha primeiro com a Liga Europa.