valente 01

Valente para onde você foi?

Publicado em Quadrinhos

Vida longa e próspera a todos!

Depois de um hiato de três anos, o quadrinista Vitor Cafaggi (MSP Laços 1 e 2 e blog Puny Parker) nos faz voltar para casa com Valente – para onde você foi?, o quinto volume dessa fantástica saga.  

Para quem não conhece a história, Valente é um personagem que teve sua origem em tiras publicadas no jornal O Globo e no blog do próprio Cafaggi. Em 2011, foi lançado em formato de coletânea independente e mais tarde publicado pela editora Panini em quatro volumes: Valente para sempre, Valente para todas, Valente por opção e Valente para o que der e vier.

valente 02

Valente é um cãozinho tímido e sonhador, que busca viver sua vida, vencer seus desafios e encontrar sua garotinha ruiva, numa analogia clara a Charlie Brown. Para mim, desde que li o primeiro volume, me encantei com a história criada por Vitor Cafaggi, porque acredito que todos temos um pouco de Valente dentro de nossos corações.

Nessa edição, continuamos exatamente de onde vimos Valente pela última vez, surpreendendo a todos e mostrando o quanto Luna é importante para ele.

Mas agora Valente não é um calouro. Entre filas de xerox e provas na faculdade, sessões de RPG (minha parte favorita) e saídas com amigos, ele ainda tem que lidar com as boas e velhas incertezas do amor. Será que dessa vez vai dar certo com Luna? Será que ela vai retribuir seu amor? Será que ela é sua metade? O cãozinho, assim como todos nós nessa fase, comete seus erros e acertos, e Vitor Cafaggi nos mostra isso, como sempre, com tamanha sutileza e sensibilidade que é impossível não nos sentirmos como Valente.

Com pitadas de bom humor, encontros e desencontros com sua verdadeira garotinha ruiva (com quem ele continua sonhando), muitos easter eggs (referências a brinquedos, músicas, games, filmes e desenhos), RPG e zueira com os amigos, esse volume, assim como os outros, finaliza deixando na gente um gostinho de quero mais.
valente 03

 

Só espero não ter que esperar mais três anos para ver finalmente Valente encontrar sua garotinha ruiva. Não vou falar mais para não estragar as surpresas que o aguardam.

E você, já leu Valente? O que achou? Se puder, deixe seu comentário me contando sua opinião.

 

Texto escrito por:

804206762_1264

 

“So Long and thanks for all the fish!”

Mallien

@malliens