180314stephenhawking

Stephen Hawking: físico britânico faleceu aos 76 anos

Publicado em Sem categoria

O reconhecido físico britânico Stephen Hawking morreu nesta quarta-feira, aos 76 anos. O anúncio foi feito por seus filhos em um comunicado.

O físico faleceu tranquilamente em sua casa na cidade britânica de Cambridge, na madrugada desta quarta-feira. “Estamos profundamente tristes porque nosso querido pai faleceu hoje“, declararam os filhos do professor Hawking, Lucy, Robert e Tim.

Uma Breve História do Tempo, seu livro lançado em 1988, se tornou um best-seller. Hawking dedicou a vida a desvendar os mistérios do universo. Suas ideias brilhantes e sua genialidade renderam fãs em todos os segmentos, muito além da astrofísica, e ele chegou a ser comparado com Albert Einstein e Isaac Newton.

Desafiou todas as previsões médicas, que lhe deram uma expectativa de vida de apenas alguns anos depois de ser diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) aos 21 anos. A doença ataca os neurônios responsáveis por controlar os movimentos voluntários, o que o deixou em uma cadeira de rodas.

Apesar de progressivamente paralisado, ao ponto de conseguir comunicar-se apenas com a ajuda de um computador que interpretava seus gestos faciais. “Sua valentia e persistência, aliadas ao seu brilhantismo e humor, inspirou pessoas em todo o mundo“, destacaram seus filhos. “Vamos sentir sua falta para sempre“.

Em 2014, a vida de Stephen Hawking foi retratada nos cinemas pelo filme “A Teoria de Tudo“, com direção de James Marsh. O roteiro foi baseado no livro de memórias de Jane Hawking, Travelling to Infinity: My Life with Stephen, e o ator Eddie Redmayne ganhou um Oscar por interpretar o físico.


Texto por:
Equipe Radioativa