SonicMania-600x333

Sonic Mania

Publicado em Games

Oi, meninas, turu bom?

Primeiro, deixa eu me apresentar: Oi, meu nome é Samara, tenho catorze anos (teria se estivesse viva), morri aos treze em Cascavel/PR. Eu andava de bicicleta quando não pude desviar de um arame farpado. (…) Acho que vocês lembram do resto…  Não deu certo meu business de corrente no Orkut; então, estou aqui para tentar escrever pro Diário Radioativo, e aliás, podem me chamar de Babs! E, sim, se você não passar os meus textos adiante, você vai sumir sem deixar vestígios, assim como a lendária Mariana.

Hoje estamos aqui para falar de Sonic Mania!

Primeiro, você consegue imaginar uma comunidade de fãs de uma franquia famosa tendo a oportunidade de criar um jogo? Pois é, isso aconteceu com Sonic Mania, e o resultado foi SENSACIONAL! Vamos relembrar que a SEGA teve muitas tentativas frustradas, como por exemplo Sonic The Hedgehog de 2006, Sonic 4 e Sonic Unleashed, todos um fracasso, com fãs decepcionados, jogabilidade ruim e notas não tão positivas. É claro que eles acertaram em alguns como Sonic Generations e Sonic Colors,  e ainda teremos Sonic Forces, que espero poder incluir na lista de sucessos!

O visual de Sonic Mania é aquele retrô que todos amamos, 16-bits, 2D, cheio de referências de fases clássicas da franquia. Vale dizer que tudo foi recriado e melhorado, o que inclui, além de cenários, os movimentos do ouriço e a trilha sonora (ai a trilha sonora! ?). Isso com certeza atrai a nós, os fãs mais antigos, que pela animação já podemos chorar de nostalgia.

 


Eu quase morri de emoção quando vi essa abertura, gente! A animação, a trilha sonora, a nostalgia, TUDO! Estou chorani aqui de novo! ?

A história é a mesma, Dr. Robotnik querendo causar, chega o bonde do Sonic, Tails e Knuckles pra acabar com esse rolê de vibe errada. Eu posso dizer também que o Sonic e o Tails vão para a Angel Island (a primeira fase de Sonic 3) naquele aviãozinho lindo para investigar e chegam no exato momento em que os robôs estão roubando a Phantom Ruby. Esses robôs de elite ganham novos poderes, e então Sonic, Tails e Knuckles voltam no tempo para combater essa nova ameaça, tanto é por isso que podemos ver tantas fases clássicas ao longo do game.

As fases são divididas em dois atos. Em algumas, como Green Hill Zone, Chemical Plant, Flying Battery, Oil Ocean, podemos ver uma grande semelhança com as originais; porém, isso não torna o jogo enjoativo. O segundo Act sempre oferece algo inovador, seja na mecânica, seja nos chefões, na trilha sonora e no mais importante: no fato de você SEMPRE passar por todas as fases com o sentimento de que não explorou nem 10% do mapa, o que faz você querer jogar até descobrir todos os segredos das fases.

Algumas fases de Sonic Mania:

Green Hill Zone!

Capturar

Star Dust Speedway Zone!

Maniapreorder47

Studiopolis – umas das fases novas!

Sonic-Mania-Studiopolis-Zone-Screen-01

A temida Hidrocity Zone!

maxresdefault

Mirage Sallon – outra fase exclusiva!

2017-mania-mirage

Mostrarei apenas algumas para quem ainda não jogou, porque quero que vocês tenham a mesma surpresa que eu tive a cada fase. ? Falando nisso, temos quatro novas fases em Sonic Mania, mas conseguimos ver as oito fases com as referências de S1, S2, S3, S&K, S CD reimaginadas. Essa mistura de referências resultou em níveis de dificuldade mais altos, com algumas mecânicas mistas, como aquelas “traps” em que ou a morte é certa ou você perde todos os seus anéis. Pra mim foi interessante ver essa mistura de referências, parecia mesmo ser uma viagem muito agradável no tempo no universo do meu ouriço preferido!

Agora vamos ao que interessa: OS SPECIAL STAGES! TAN TAN TAN

Pra mim, os Special Stages é o que define o jogo. Amo a dificuldade e os desafios que Sonic tem a oferecer; afinal, você tem que recuperar todas as sete esmeraldas para salvar o mundo, é a main quest! Em Sonic Mania, a sacada foi excelente. O objetivo é alcançar o OVNI carregando a Esmeralda do Caos no estilo 3D de Sonic CD! Parece muito simples, eu mesma julguei ser fácil, mas é difícil, porque você tem que capturar as esferas azuis para ganhar velocidade e conseguir anéis para ganhar mais tempo, isso numa jogabilidade constante de velocidade. A Fase Bônus é uma cópia dos Special Stages de Sonic 3: podemos ver algumas fases bônus idênticas aos originais e outras inéditas! A SEGA liberou um trailer antes do lançamento; então, pelo vídeo, dá para ter uma ideia!

Um adendo sobre a fase especial das esferas azuis é que eu não vejo muita gente contornando as bolinhas azuis para transformá-las em anéis! Ai, que agonia!

Pensa que acabou? Ainda não! Temos modos extras como o Time Attack e o modo de competição de dois jogadores locais em tela dividida. Você que ainda quer sentir mais o cheirinho da nostalgia, pode usar alguns filtros como clean, CRT Sharp, CRT Soft – que modificam a experiência visual, simulando uma TV antiga! Pode isso, gente?  ? Os itens exclusivos fazem você querer ainda mais jogar Sonic Mania pra sempre!

estatua

Sonic Mania: Collector’s Edition é disponível para Nintendo Switch, PC, PS4 e Xbox One!

OLHA ESSA ESTÁTUA DO MEU SONIC GORDINHO!

O Vinil de Sonic Mania tem músicas selecionadas, com uma sleeve interior ma-ra-vi-lho-sa!

b5b68281-c3a4-460c-8815-6e2f29a1d7d8_Sonic_Mania_Vinyl_VideoGamer

Eu ainda poderia falar sobre os chefões, sobre todas as surpresas boas que a jogabilidade traz, mas eu não posso, você tem que jogar. Sonic Mania foi um jogo feito por FÃS, isso fez toda a diferença porque nenhum game da franquia recebeu críticas tão positivas! Mesmo com fases clássicas, o jogo não se torna enjoativo, a nostalgia bate em cada detalhe, a criatividade te surpreende a cada passo (na velocidade do som é claro! rsrs), e os pixels são uma obra de arte! ? Finalmente a SEGA acertou, eles se redimiram a ponto de ignorar Sonic 4 Act I e II para “encaixar” Sonic Mania no lugar. Para os fãs de carteirinha da franquia de Sonic, o jogo é de dar suor nos olhos, e para os novos, é uma linda oportunidade de entrar pro clube das Winx! ?

O jogo está disponível para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC!

Nota final: 10/10 Esmeraldas do Caos! ?

 

Texto por:

Player Barbie

 

Babs

@playerbarbieyt