Pôster do Filme Invasão de Zumbis
traintobusan

Invasão de Zumbis!

Publicado em Cinema

Zumbis são, talvez, a melhor crítica social já feita a nossa sociedade. Esse fenômeno teve destaque com G. Romero e começou a se popularizar recentemente depois do longa Madrugada dos mortos, dirigido por Zack Snyder, quando os já antiquados nazistas abriram espaço para os zumbis no quesito inimigo mais odiado no mundo. Logo os games começaram a ofertar levas de criaturas desumanizadas e totalmente liberadas de qualquer contraposição divina, e matar zumbis passou a ser liberado a qualquer um e apoiado até mesmo pela liga das mães católicas.

 

Invasão zumbi, que em inglês se chama Train to Busan, é um filme coreano que dá sequência a uma animação também coreana chamada Seoul Station. Nesta, o diretor Sang-ho Yeon conta a história de uma moça que, ao acordar e procurar seu companheiro, se vê no meio de uma infestação zumbi. Na correria, ela acaba se juntando a um grupo de sobreviventes e usa o metrô para fugir. Não vou entrar em detalhes, mas fica a indicação para assistir antes do filme.

 

Já o longa narra a trajetória de um pai divorciado que vai levar sua filha para ver a mãe, mas, assim que entra no trem, percebe que o mundo acabou. Do mesmo diretor de Seoul Station, o filme deixa um pouco a desejar no quesito convencimento, porque quase todas as mortes subestimam a nossa inteligência. Não sei explicar isso de uma forma simples, mas sabe quando o cara mais fodão do filme, que matou 589 monstros com uma colher, resolve não olhar pro lado antes de atravessar a rua? Cara, tem coisas que me deixam maluco! Acho que existe uma grande diferença no que consideramos verossímil em uma animação e em uma live action e talvez isso não tenha sido considerado pelo diretor.

 

De qualquer modo, o filme é bem divertido. Começa logo tenso, porque adiciona o quesito do vírus zumbi (se for um vírus mesmo) nos animais. E isso realmente me deixa preocupado, porque tenho um protocolo para reagir caso uma infestação zumbi comece, mas não sei o que fazer se os animais estiverem no meio. Já pensou se cocô de pombo for um agente infeccioso?

 

Abro um espaço para o Jackie Chan gordinho! Cara, que ator divertido o Dong-seok Ma.

 

No geral, o filme é uma ideia bacana que se desenvolve forçadamente, assim como a maioria dos filmes do gênero Z.

 

Acho que vale uma ida ao cinema sem muita pretensão, só com a ideia de se divertir com pipoca e refri!