Frederick Wassef
Frederick Wassef Fábio Mota/AFP Frederick Wassef

Wassef, a novidade que põe o caso Queiroz na porta do Alvorada

Publicado em politica

Após as primeiras horas da prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), a primeira estratégia política dos aliados do presidente Jair Bolsonaro será de “contenção de danos”, ou seja, tentar colocar o caso no seu “cercadinho” — não no do Alvorada, que deve ser desfeito nos próximos dias. É trabalhar um discurso que deixe o caso restrito ao Rio de Janeiro, à Assembleia Legislativa do Rio, de forma a não contaminar o mandato de senador.

Todos pontuam com ênfase que Fabrício Queiroz foi preso por causa da suspeita da polícia de que ele continua cometendo crimes, como esconder provas no que ficou conhecido como o caso das “rachadinhas” na Assembleia Legislativa do Rio — desvio de parte dos salários de servidores dos gabinetes parlamentares ainda do tempo que Flávio Queiroz era deputado estadual.

A estratégia dos aliados não será tão simples de ser colocada em prática. Isso porque, embora o caso Queiroz seja antigo, o fato de o ex-assessor ser preso numa casa que consta como escritório do advogado Frederick Wassef, que é amigo de Jair Bolsonaro e advogada de Flávio Bolsonaro, é um desgaste político que põe a história de hoje na porta do Palácio da Alvorada.

Até aqui, os Bolsonaro trataram de manter o maior distanciamento possível de Fabrício Queiroz. Por isso, a presença de Wassef na história preocupa. Não é crime hospedar ninguém, Queiroz não era foragido. Porém, quando se trata do advogado de um senador, nos caso Flávio Bolsonaro — que diz não ter a menor informação ou contato com o ex-assessor — várias perguntas surgem entre os deputados e senadores.

Perguntas sem respostas

E há várias ainda sem resposta, que devem ser esclarecidas nas próximas horas. Primeiro, é preciso saber se o advogado informou ao presidente e ao senador que Fabrício Queiroz estava num imóvel de sua propriedade. Se não informou, não seria o caso de quebra de confiança? Se informou, por que eles negavam saber onde estava Fabrício Queiroz? Além disso, com tantas pessoas que poderiam abrigar Queiroz, por que justo um amigo do presidente e advogado de seu filho, o senador Flávio? Nenhum das fontes ouvidas pelo blog tem essas respostas.

Enquanto essas questões não forem respondidas, a politica e os senadores trabalharão com os elementos de que dispõem. Os aliados querem tirar tudo do momento presente da vida dos Bolsonaro. Ou seja, o Caso Queiroz é antigo e não se trata de algo ligado diretamente ao mandato de senador de Flávio Bolsonaro, nem tampouco diretamente à Presidência da República.

Resta saber se esse cercadinho vai segurar o desgaste político na porta do Alvorada. No gabinete de Flávio, avaliam alguns, já entrou. Afinal, ou houve quebra de confiança entre cliente e advogado — que hospedou um ex-assessor investigado sem informar ao senador Flávio —, ou Queiroz estava lá com o conhecimento do senador, que negava ter qualquer informação sobre o ex-assessor.

Juridicamente, isso pode não significar nada. Mas, politicamente, é mais um ingrediente apimentado no caldeirão de tensões que se vive em Brasília. A oposição vai explorar e misturar tudo o que os aliados tentam colocar em estações separadas para, se possível, administrar a cada dia a sua aflição.