A tese da hora

Publicado em coluna Brasília-DF

Nos bastidores da Polícia Federal, circula a suspeita de que o desmanche da força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba foi uma troca do diretor-geral, Leandro Daiello, com seus superiores. Assim, ele assumiria o desgaste de desfazer a equipe que promoveu a maior operação policial contra a corrupção no país e, em contrapartida, recebe a senha para influenciar à escolha de seu sucessor no comando da corporação.

»   »   »

Ninguém mais fala na lista tríplice da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, que, nos moldes da Associação Nacional dos Procuradores da República, elencou os preferidos para o cargo de diretor-geral quando se cogitou a substituição de Daiello no ano passado. No topo, estava Érika Marena, a delegada madrinha da Lava-Jato, que integrou o primeiro time de investigação.

Nesse ritmo…

Começaram a sair liminares judiciais suspendendo o pagamento de tributos fixados na Medida Provisória 774, que reonera setores da economia em plena crise. Rodrigo Maia tem defendido que a MP perca a validade, enquanto o Ministério da Fazenda pede empenho em prol do texto.
É a primeira rusga entre o atual presidente da Câmara e a equipe econômica do presidente Michel Temer.

… Ficará difícil

Se as diferenças ficarem só aí, ok, será entendido como algo pontual. Se as divergências começarem a se ampliar, Maia terá dificuldades em convencer o mercado de que não mudará a equipe econômica.

E aí, vai encarar?

A pergunta acima tem sido feita a aliados de Rodrigo Maia por aqueles que jogam todas as fichas na sobrevivência de Michel Temer. É que, se Rodrigo assume em litígio com o PMDB ao centro, e com a oposição (PT) à esquerda, um hoje hipotético governo do democrata não sai do lugar.

Tucanos versus tucanos
A bancada do PSDB aliada a Michel Temer se reúne nesta segunda-feira a fim de preparar um manifesto de apoio, desautorizando os senadores Tasso Jereissati e Cássio Cunha Lima a falarem em nome dos deputados. Não dá para empurrar o governo no abismo nesse momento em que ainda nem se sabe o que virá da Comissão de Constituição e Justiça. Há quem diga inclusive que Ricardo Tripoli deixou de ser líder de todos.

Ministros convocados

Responsável por grande parte da estratégia de comunicação do presidente Michel Temer, o publicitário Elsinho Mouco pediu a cada ministro do governo que envie ao Planalto vídeos com um resumo das realizações da respectiva pasta. A peça deve terminar com uma mensagem de apoio e solidariedade ao presidente da República. A ideia é inundar as redes sociais com o material.

 

A leveza do ser// O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) é só sorriso por esses dias no interior de Alagoas, entregando tratores adquiridos com recursos de emendas ao orçamento da União. Sem a responsabilidade de liderar a bancada, está cuidando da vida e dos votos, ao lado do filho governador do estado.

O peso do ser// Renan e Jader Barbalho passaram os últimos quatro anos brigando dentro do PMDB para reduzir a influência de Eduardo Cunha no partido. Perderam essa briga lá atrás. Agora, com os filhos candidatos a governador — Renan Filho, à reeleição; e Hélder, a um mandato no Pará — fazem parte do grupo dos que dormem tranquilos à espera dos detalhes da delação do ex-presidente da Câmara.

Em partido dividido// “O João votou a favor do Aécio!”, comentou um político na reunião do PSB. “Como é que o Capi faz isso?!!”, pergunta outro. “Foi o João Alberto que votou!”, explica o primeiro. “Ah, mas o Capi também é João Alberto”. Eis que um terceiro arruma a casa: “Então, para que ninguém mas confunda: O João Alberto, aliado de Sarney, fica João Alberto. E o João Alberto Capiberibe, do PSB, vira Capi. E o Capi votou contra o Aécio no Conselho de Ética, ok?”. Foi o único consenso da última reunião do PSB.

A galera pede// Se dependesse apenas dos eleitores paranaenses, Deltan Dallagnol (foto) seria senador. Ele lidera um levantamento da Paraná Pesquisas com 29%. Só tem um probleminha: Deltan tem dito que não é candidato. Os colegas dele no Ministério Público pressionam. Dizem que é preciso alguém de dentro e com moral na opinião pública para defender os procuradores no Parlamento. Seria um Demóstenes com final feliz, apostam os colegas de Deltan.