Siameses

Publicado em coluna Brasília-DF

O senso comum entre os atores da política é o de que não há, nesse momento, votos para aprovação de um processo de impeachment. Por isso, todos estão em fase de refazer o próprio jogo. Esta é a base para todos os movimentos em curso, inclusive a reaproximação deflagrada ontem pelo ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, com o vice-presidente, Michel Temer. O gesto interessa a ambos. O vice-presidente tentou se desvencilhar do governo e seguir carreira-solo rumo ao impeachment da titular do cargo. O governo Dilma Rousseff, por sua vez, agiu para isolar Temer. Ambos perderam alguma coisa com esses movimentos. Agora, Dilma deseja barrar qualquer processo de impeachment com uma maioria confortável na Câmara e cuidar da economia. Ele planeja manter a presidência do PMDB. É em cima dessas duas premissas que voltaram a conversar.

Resta saber como reagirá o presidente do Senado, Renan Calheiros, que tem no senador Romero Jucá um candidato a presidente do partido.

Volte a ser mãe!!
Um dos principais conselhos que o ex-presidente Lula deu à presidente Dilma na conversa essa semana foi agir de forma a despertar novamente o sentimento de “mãe do Brasil”, no sentido de proteção dos mais pobres.

Sem berço de ouro
Afinal, lembram alguns ministros, Dilma começou a construir sua candidatura presidencial para o primeiro mandato com a imagem de mãe do Programa de Aceleração do Crescimento. Agora, embora sem recursos para tanto, pode pelo menos mostrar que cortou despesas extras para manter o básico na casa chamada Brasil.

Mas com remédio e comida
A ordem é direcionar os recursos disponíveis para ações de nutrição, saúde e educação. O problema é conseguir fazer isso sem deixar um mar de obras inacabadas pelo Brasil, aliás, parte delas do próprio governo Lula.

Sem acrobacias
O governo desistiu de um grande pacote de medidas mirabolantes para tratar de cuidar da crise econômica. Tomará apenas medidas pontuais. A ordem é não assustar ainda mais o mercado e nem dar motivo para que se interprete que o governo abriu mão do ajuste fiscal. Tudo será feito para deixar cada vez mais claro que o governo não pode prescindir do ajuste.

CURTIDAS
O aniversário do PT I/ A data de nascimento do PT, 10 de fevereiro, cai este ano justamente na quarta-feira… De cinzas. Para evitar chacotas e mostrar comedimento diante das dificuldades econômicas, a grande festa está dispensada.

O aniversário do PT II/ O partido vai comemorar sua data querida com eventos regionais. O da Bahia será 13 de fevereiro, sábado. Lula vai.

Eu hein…/ Sabe aquele meme da internet “só eu que…”? Pois é. O PMDB entrou na roda e tascou no twitter “só eu que sou o maior partido do Brasil”. Alguém notou e o post foi retirado meia hora depois. Mas, aí, caro leitor, já havia caído na rede.

Nevrálgico/ Minas Gerais virou hoje o maior foco de tensão do PMDB, por causa da intenção de Newton Cardozo Júnior em concorrer à liderança do partido, a primeira batalha política do ano. Enquanto não houver um desfecho entre os mineiros, nada se ajeita.