A sabedoria de Temer

Publicado em coluna Brasília-DF

O presidente Michel Temer está decidido a não restringir seus encontros políticos aos líderes partidários. Por isso, quando voltar da China, ele vai preparar reuniões com grupos de parlamentares. Os encontros, entretanto, só começarão depois do período eleitoral. A ideia do presidente é saber o que eles pensam sobre as propostas do governo e ouvir sugestões. A avaliação, feita no voo até Xangai, é a de que reunir somente os líderes numa casa tão pulverizada, com 28 partidos, muitas vezes se torna improdutivo.
O presidente pretende, assim, exercitar o velho provérbio chinês, que diz: “Quando dois homens vêm andando pela estrada, cada um com um pão, e, ao se encontrarem, trocarem seus pães, cada um vai embora com um. Se dois homens vêm andando numa estrada, cada um com ideia, e, ao se encontrarem, trocarem as ideias, cada um vai embora com duas”. É por aí.

Aquecimento

O presidente já começou a exercitar esse chamamento aos novos, levando o deputado Altineu Côrtes (PMDB-RJ) e o senador Athaídes (PSDB-TO). Altineu, para quem não se lembra, integrava a CPI do Carf e assinou o requerimento de convocação de Jorge Gerdau Johannpeter. A CPI ficou marcada como um colegiado para constranger empresários.

Meu ódio…

Aliados de Dilma Rousseff estão possessos com a sanção da lei que flexibiliza a edição de decretos para créditos suplementares sem o aval do Congresso. “Dilma foi cassada por isso e agora vão liberar”, comentava um ex-ministro.

…Será sua herança

A lei será mais um tema que vai terminar no Supremo Tribunal Federal. É a política cada vez mais judicializada.

Renan & Romero

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não engoliu a decisão de Romero Jucá (PMDB-RR) de se associar aos tucanos contra o fatiamento da votação do impeachment. Há quem diga que, se Romero não usar 100% de sua elevadíssima capacidade de diálogo, vai dar problema.

Esqueceram-se de mim/ Todo mundo só falou em Eduardo Cunha como possível beneficiário do fatiamento da pena. Mas foi Delcídio do Amaral quem abriu a fila. “Dilma agora poderá compor uma chapa com seu antigo líder: a chave e a cadeia. Se não der, Renan indica os dois para a Petrobras”, ironizava ontem um adversário de ambos numa roda de conversa.

Tudo acaba em samba/ O prefeito de Xangai, Yang Xiong, fez questão de comentar com o presidente Michel Temer sobre a habilidade dos brasileiros no futebol, algo que rendeu o ouro olímpico. “É a carne brasileira e o samba que os deixam fortes”, disse Xiong.

Por falar em ouro olímpico…/ Não foi apenas o prefeito de Xangai que parabenizou Temer pelo sucesso do Brasil no futebol olímpico. Maria Estela Kubitschek, filha de JK, mandou ao presidente e ao “seu fiel escudeiro, Tadeu Filippelli”, uma simpática mensagem pelo sucesso dos jogos no Brasil, em especial, a medalha.

…Uma memória/ Maria Estela (foto) se recorda que, em 1958, a primeira Copa do Mundo que o Brasil venceu, “foi de JK e foi um pontapé para grandes conquistas culturais, políticas e econômicas para o Brasil. Como o nosso presidente JK,
o nosso presidente Temer também é pé quente. Com certeza, esse primeiro Ouro Olímpico é o sinal da virada cultural, política e econômica do Brasil”.