Rosso à deriva

Publicado em coluna Brasília-DF

A carta do atual líder do PSD, Rogério Rosso (DF), praticamente liberando a bancada para conversar com outros candidatos a presidente da Câmara, deixou o partido do ministro de Comunicações, Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, livre para, a partir de hoje, sem constrangimentos, conversar com os demais interessados em comandar a Casa. Com 40 deputados, o PSD tem direito a um lugar no colegiado encarregado de administrar a Câmara e não pretende ficar fora. Portanto, está aberto a conversas, seja com Rodrigo Maia, seja com Jovair Arantes. “A carta nos tira a oportunidade de pedir que retire a candidatura, mas nos dá a oportunidade de conversar com os outros e é isso que vamos fazer”, diz o futuro líder da bancada, Marcos Montes (MG).

» » »

A carta de Rosso matou a reunião que Montes e Kassab pretendiam ter ainda hoje pela manhã com ele para dar um ultimato em relação à candidatura que, até agora, não apresentou o apoio oficial de nenhum partido. Ele, agora, está tão avulso quanto Jovair Arantes e com um agravante: é cristão novo contra dois deputados que conhecem as “manhas” da Câmara.

Ação padrão
& paternidade

O governo federal, ao receber os secretários hoje, deixará bem claro que está ajudando e é solidário à situação do sistema carcerário no país, proporá uma ação padronizada, mas o tema continuará sob a responsabilidade final dos estados.

O dilema de Rodrigo

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, está num dilema: formar um bloco, tirando da composição da Mesa Diretora todos aqueles que não apoiarem a sua candidatura, ou respeitar a proporcionalidade, concedendo a cada partido a vaga que lhe cabe na Mesa Diretora. Só tem um probleminha. Se fizer o bloco, repetirá o método Eduardo Cunha, ao qual muitos partidos médios ficaram viciados.

O veneno de Eduardo

Vale lembrar: em 2015, o então todo-poderoso Eduardo Cunha passou o rolo compressor, tirando o PT da composição da Mesa Diretora. Quis fazer o mesmo com o PSDB, que, no primeiro turno, apoiou Júlio Delgado (PSB-MG). Desta vez, querem afetar inclusive quem estiver apoiando outras candidaturas, embora o voto seja secreto.

Deu no que deu

O rolo compressor foi o que começou a provocar o desgaste de Eduardo na Casa. Muitos o seguiam, mas não viam a hora de vê-lo pelas costas.

Na área/ Ciro Gomes virá hoje à primeira reunião da executiva do PDT do ano. Ele foi fundamental no sentido de extirpar os movimentos internos que pretendiam tirar de cena a candidatura de André Figueiredo à Presidência da Câmara.

Agentes em movimento/ A primeira manifestação política do ano na Esplanada ficará a cargo dos agentes penitenciários. De roupa preta, eles vão se reunir a partir das 9h30 em frente ao Museu da República. Eles querem mostrar aos secretários estaduais que têm reunião hoje com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes (foto), que são peça fundamental na melhoria dos presídios.

Aquecimento/ O encontro servirá ainda para começar a mobilização dos agentes ao grande ato das categorias relacionadas à área de segurança pública contra a reforma da Previdência, marcado para 8 de fevereiro em Brasília.

Recesso de história/ Quem visitar a Câmara dos Deputados por estes dias ainda terá tempo de ver a exposição Miguel Arraes, uma trajetória de lutas pelo Brasil, no hall de exposições do anexo II. Lançada em dezembro para comemorar o centenário de nascimento de Arraes, a mostra foi prorrogada até 25 de janeiro.