Rodrigo Maia criptomoedas
Rodrigo Maia criptomoedas Kleber Salles Rodrigo Maia criptomoedas

Domínio do DEM coloca reeleição de Maia para presidente da Câmara em risco

Publicado em coluna Brasília-DF

Coluna Brasília-DF/ Por Denise Rothenburg

DEM dominante põe Maia em risco

Ok, o PSL tem a Presidência da República, mas é nos quadros do DEM que o presidente eleito vai, aos poucos, montando seu governo. O anúncio do nome da deputada Teresa Cristina (DEM-MS) para o Ministério da Agricultura, embora não tenha nada a ver com o partido, tem tudo para representar um balde de água fria sobre a candidatura do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, à reeleição. Especialmente, se combinado com as afirmações dos deputados do PSL. “Maia já deu o que tinha de dar. Não terá o voto do PSL”, diz a deputada Bia Kicis (DF), aliada de Jair Bolsonaro há muitos anos, praticamente repetindo a declaração do senador eleito, Major Olímpio, que não escolherá o futuro comandante da Câmara, mas tem voz ativa no partido.

O DEM, entretanto, não teve qualquer influência na nomeação dos ministros e usará isso para dizer que Rodrigo Maia tem todo o direito de postular a reeleição. Se brincar, está dada a senha para que a oposição tente impor ao presidente eleito uma derrota no Parlamento logo depois da posse. Afinal, dizem alguns parlamentares, se ele nomeia quem quer, o Congresso, pode a seu bel prazer, escolher seu presidente sem dar satisfação ao Poder Executivo.

Liquida Temer I

Começou esta semana uma verdadeira romaria ao 3º andar do Planalto, mais precisamente na sala do assessor especial Marcelo Barbieri (MDB-SP). Ele está ajudando na área de liberação das emendas parlamentares. É que ninguém quer correr o risco de cair nos chamados “restos a pagar” para o ano que vem e ouvir um “é melhor ‘já ir’ se acostumando a pão e água”.

Liquida Temer II

A procura pelas emendas chegou ao ponto de fazer o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, cancelar a maior parte da agenda ontem para cuidar apenas dessa seara. Daqui até 31 de dezembro, essa é a prioridade do governo.

Liquida tudo

Somado ao aumento de teto salarial do Supremo Tribunal Federal (STF) e seu impacto de R$ 5 bilhões, a tendência é ampliação do deficit para o ano que vem. Porém, o reajuste faz parte do acordo para o fim do auxílio-moradia dos magistrados e afins a partir do ano que vem, assim que o reajuste passar a valer. A cobrança começa já.

Trabalho dividido

As funções do Ministério do Trabalho serão distribuídas para várias pastas, da área social ao desenvolvimento industrial.

Música para Ilan

A independência do Banco Central cantada aos quatro ventos pelo futuro governo vem sendo apresentada como uma doce melodia para tentar convencer o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, a permanecer no cargo, a fim de promover essa independência nos próximos dois anos.

Noronha no páreo I / A visita do presidente eleito, Jair Bolsonaro, ao Judiciário ontem, deixou em muitos a certeza de que, a preços de hoje, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio Noronha, é considerado pule de dez para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal.

Noronha no páreo II / O presidente do STJ foi um dos poucos a não dar tanta importância à frase de Eduardo Bolsonaro sobre ser preciso apenas “um cabo e um soldado” para fechar o Supremo Tribunal Federal. Aliás, o deputado acompanhou o pai na visita ao STF e ao STJ.

Enquanto isso, no Planalto… / Os militares fizeram a maior festa para o futuro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno. E ainda ficaram impressionados com o fato de Jair Bolsonaro bater continência para o presidente Michel Temer. “Não foi aquela continência displicente. Foi para valer, certinha!”, comentou um militar do atual governo.

… tem festa / A escolha da deputada Teresa Cristina para Agricultura foi comemorada por mais de 40 prefeitos de municípios sul-mato-grossenses que estavam, ontem à tarde, no gabinete de Carlos Marun. Eles estão certos de que continuarão com interlocução privilegiada no futuro governo.