Questão de sobrevivência

Publicado em coluna Brasília-DF

Na conversa com o presidente Michel Temer, depois de deflagrada a Operação Carne Fraca, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, defendeu a despolitização de todas as 27 superintendências regionais da pasta. O presidente concordou. Resta saber se o governo vai conseguir implementar essa medida, uma vez que as indicações são feitas por integrantes da poderosa bancada do agronegócio, que, aliás, é a madrinha do ministro da Justiça, Osmar Serraglio.

» » »

O ministro, que também tem laços com a Frente Parlamentar de Agricultura, tem dito nos bastidores que esse tema é “questão de sobrevivência do país” e não de deputados e senadores. Blairo, aliás, percorreu o mundo em defesa da carne brasileira. Agora, Temer orientará o Itamaraty para defender o país nesse campo.

Debita lá!

Aliados do presidente Michel Temer fizeram questão de lembrar, ao longo de todo o dia, que as investigações começaram no governo do PT. “Faz parte da herança maldita.”

Enquanto isso, no agronegócio…

A ordem entre os agropecuaristas é aproveitar o escândalo da Carne Fraca para pressionar o governo a fazer com os frigoríficos o mesmo que vale para os laboratórios de produtos farmacêuticos. Tirar os fiscais de dentro dos frigoríficos, deixando esse trabalho in loco para as empresas que compram a carne para revenda. Ao governo caberia o papel que tem hoje a Anvisa em relação aos remédios e produtos afins.

R$287 milhões
Valor doado pela JBS a campanhas em 2014 no caixa um. Muito dinheiro. Aos poucos, descobre-se o porquê. Vem por aí mais uma investigação envolvendo as doações legais.

Amigos, amigos…

Nas internas, aliados do ministro do Turismo, Max Beltrão, têm reclamado que os cortes no Orçamento da pasta foram feitos para que ele não tivesse meios de mostrar serviço e, assim, se credenciar para concorrer a uma vaga de senador contra Renan Calheiros, candidato à reeleição pelo PMDB.

Por falar em Renan…

O líder do PMDB mandou dizer que costuma viajar de Brasília a Maceió em aviões de carreira e não de carona com o filho, o governador de Alagoas.

CURTIDAS

Sob encomenda/ O primeiro comercial que apareceu na maior emissora do país depois do Bom Dia Brasil foi da Associação Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) defendendo a importância do trabalho desses técnicos.

Haja serviço!/ Nesses três anos de Lava-Jato, os peritos da Polícia Federal analisaram 4.271 dispositivos eletrônicos, entre computadores, celulares, pen drives, cartões de memória, incluindo aí 93 antigos disquetes. Tudo equivale a 1,21 petabyte, volume de dados que a Associação dos Peritos Criminais comparou a 250 milhões de Bíblias digitalizadas que, empilhadas, teriam 12.500 quilômetros.

F~°#@/ Os palavrões com os quais o ministro tem se referido aos fiscais e aos frigoríficos que roubaram a imagem do país e a qualidade de seus produtos são impublicáveis.

Na porta de Adriana/ É bom a ex-primeira-dama do Rio Adriana Ancelmo começar a se acostumar. Já tem gente no Rio de Janeiro planejando protestos em frente ao edifício de luxo onde ela vai ficar em prisão domiciliar. E, desta vez, virá dos servidores que não recebem salários. Da outra vez que houve acampamento ali, em 2014, Sérgio Cabral (foto) colocou a culpa em Anthony Garotinho.