Prisão de Temer afeta MDB
Prisão de Temer afeta MDB Crédito: Antonio Cruz/ Agência Brasil Prisão de Temer afeta MDB

Prisão de Temer encerra ciclo e abre batalhas dentro do MDB

Publicado em Política

A prisão do ex-presidente Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco encerra um ciclo no MDB e abre duas frentes de batalhas para aqueles que ainda resistem no papel de emedebistas: uma é interna e a outra está diretamente relacionada ao governo do presidente Jair Bolsonaro.

Internamente, a disputa já começou. O partido, considerado entre os políticos material pronto para ser reciclado, viverá nos próximos meses uma briga pelo pelo título de “rei da sucata”. O primeiro que se apresentou até agora foi o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Porém, não há garantias de que ele consiga adquirir o controle da legenda, porque há grupos de deputados que almejam essa posição e têm mais tempo de “casa”.

Quanto ao governo, até aqui, o MDB apresentava-se “mergulhado”, esperando o tempo passar. Os “profissionais” emedebistas apostavam — e ainda apostam — num desgaste futuro da gestão de Bolsonaro para, mais à frente, serem chamados a “colaborar” para a estabilidade política, especialmente dentro do Congresso. O que muda agora é que parte desses que estavam “mergulhados” vai se atirar ao jogo da sobrevivência. Assim,  jogarão no sentido de se afastar do grupo mais ligado a Temer e se aproximar do governo.

Prisão de Temer como provocação ao MDB

No entanto, outra banda, aquela mais alinhada ao ex-presidente, vai cerrar fileiras na oposição, embora não de mãos dadas com o PT. Trata-se do grupo que vê na prisão do ex-presidente uma provocação ao partido e que, conhecedor das manobras regimentais, tentará dificultar a vida do governo em todos os sentidos. Apostará em atrasos à reforma previdenciária e por aí vai.

Os movimentos de cada ala ficarão mais claros a partir da semana que vem. Afinal, diferentemente do PT, que foi às ruas exigir a libertação de Lula, os emedebistas não têm capacidade de mobilização para isso, nem Temer carrega uma popularidade que tire as pessoas de casa para defendê-lo em praça pública. Assim, o partido, em vez de sair de peito aberto, em busca de libertação, jogará naquele velho ditado: “Vingança é um prato que se come frio”.