Prioridade

Publicado em coluna Brasília-DF

Nas horas de voo, o presidente Michel Temer, aliados e ministros acertaram que, além das questões econômicas, vão acelerar a reforma política: leia-se cláusula de barreira e fim das coligações para as eleições proporcionais (deputados federais, estaduais e vereadores). A ideia é votar o projeto do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), hoje na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Sem isso, os futuros governos terão dificuldades em administrar qualquer base, seja com viés de direita ou de esquerda.

Melhor impossível I

Integrantes da comitiva de Michel Temer à China avaliam que tudo se encaixou para que a viagem fosse bem positiva tanto sob aspectos internos quanto externos. O bom, sob o aspecto interno, foi ter ficado longe da fogueira acesa com o fatiamento do impeachment.

Melhor impossível II

Sob a ótica internacional, o presidente pôde se apresentar ao mercado externo e mostrar ao mundo que convive bem com a China. No fundo, ficou a imagem de que aquela considerada pelo PT sua maior aliada é, no fundo, uma potência de negócios.

Não foi golpe

A programação de Michel Temer hoje inclui, além do G-20, uma entrevista à imprensa chinesa. A ordem é explicar o processo que fez dele presidente de fato e de direito e, ao mesmo tempo, mostrar que o Brasil é um lugar seguro para investimentos.

Delcídio com a palavra

A propósito da nota publicada ontem, a respeito do comentário de políticos sobre o fato de o ex-senador Delcídio do Amaral abrir a fila de pedidos de fatiamento da cassação, ele responde: “Tenho certeza de que fui protagonista nas mudanças que o povo brasileiro há muito esperava. Sou réu por uma suposta tentativa de obstrução de Justiça. Não tenho conta no exterior, não roubei e não participei de nenhum esquema fraudulento no governo, ao contrário de muitos que hoje posam de ‘éticos’ e ‘cidadãos honestos’. O tempo e a Justiça darão conta deles!”

Inventário

As últimas pesquisas registradas deixaram o PSol feliz da vida com o desempenho dos candidatos em Belém, Porto Alegre e Cuiabá. A avaliação dos líderes é a de que, se as urnas confirmarem as previsões, o PSol surgirá como o grande herdeiro dos descontentes com o PT.

Vizinhos // As autoridades brasileiras estão no mesmo hotel em que está a cúpula das Nações Unidas. O presidente Michel Temer ficou um andar abaixo do secretário-geral, Ban Ki-moon (foto).

Lá e cá I // Tanto na Rio +20 quanto nas Olimpíadas, muita gente reclamou quando o prefeito da cidade, Eduardo Paes, promoveu um feriadão para aliviar o trânsito. Pois, em Hangzhou, na China, não foi diferente. As férias são raras, mas, desta vez, os moradores tiveram três semanas e incentivos para sair da cidade.

Lá e cá II // Nos caminhos por onde passam os chefes de estado, estão árvores recém-plantadas, algumas, inclusive, escoradas. No Rio de Janeiro, não foram poucas as reclamações por ajustes de última hora.

Enquanto isso, no interior… // No tempo da internet, muitos decretaram a morte dos comícios nas campanhas eleitorais. No interior, porém, onde a campanha é feita de porta em porta, essa modalidade resiste. Dia desses, em Timon (MA), um candidato reuniu 20 mil pessoas. Sinal de que a política ainda guarda os velhos costumes.