Os recados de Jefferson para Dória

Publicado em coluna Brasília-DF

Com a experiência de quem conheceu a ribalta e as coxias de uma carreira política, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, mete a colher na cumbuca do PSDB e manda um recado ao prefeito de São Paulo, João Dória: “Se sair do PSDB e abandonar Geraldo Alckmin, ficará com fama de desleal e ingrato. Ficará difícil até mesmo conseguir estrutura para replicar a campanha nos estados e municípios. Afinal, se traiu até o próprio padrinho, o que não fará comigo, que nem afilhado sou? Vade retro!”, diz Jefferson, que, desde já se mostra disposto a ajudar o governador paulista a chegar ao Planalto no ano que vem.

A preços de hoje, com o Brasil ainda saindo da crise econômica,Jefferson considera que o país não pode sair da eleição de 2018 com a vitória de um candidato dos extremos do espectro político, seja à direita, seja à esquerda. Porém, se o centro se dividir muito, com uma candidatura de Geraldo Alckmin, outra de João Dória e de quem mais chegar, há o sério risco de sobrarem as extremidades num segundo turno. O trabalho a que os tucanos deveriam se dedicar é evitar esse perigo, em vez de ficar brigando por coisas menores. Os próximos meses dirão se essa construção é possível.

Trabalho prévio
O grupo de aliados ao senador Aécio Neves começou a contar os votos para a hipótese de o Supremo Tribunal Federal jogar no colo do Senado a decisão
sobre o recolhimento noturno e afastamento do mandato no colo dos senadores. Por enquanto, há número suficiente para devolver as prerrogativas ao senador.

Outra aflição
O receio dos tucanos, entretanto, é o Conselho de Ética. Há uma sensação geral de que não será possível um novo arquivamento. Afinal, se o Senado quiser a prerrogativa de decidir sobre a vida das excelências, terá que julgar o senador no Conselho. Passado o estresse com o STF, é que o PSDB pensará em como lidar com isso.

Lula em Brasília
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa amanhã do encerramento do ato em defesa das universidades públicas, no Centro Internacional de Convenções, no setor de clubes próximo à ponte JK. Estará acompanhado de dois dos ex-ministros da Educação Fernando Haddad e Aloizio Mercadante. A ordem no PT é conquistar os jovens para replicar a campanha de 2018.

O “cara”
O PMDB do Rio não desistiu de ter Eduardo Paes como candidato a governador no ano que vem. Ele é visto como o único que sobrevirá ao vendaval que arrasou o partido no estado.

Agora, vai?
O presidente da Associação Nacional dos Fiscais da Previdência, Floriano Sá Neto, vai dedicar esses próximos seis meses à montagem de uma proposta completa de reforma tributária. A ideia é ter um projeto pronto em março, para apresentar aos pré-candidatos a presidente da República. O texto será feito em conjunto por especialistas convidados pela Anfip e ainda representantes dos estados. “Reforma sem diálogo entre União e estados não é possível, porque um sempre vai fazer uma reforma em benefício próprio. Por isso, vamos fazer uma em conjunto”, diz ele. Oxalá, os ilumine!

CURTIDAS

Notícias do cárcere/ Uma das dificuldades para Geddel Vieira Lima e outros presos acostumados a mandar e desmandar na seara política é andar de mãos para trás e cabeça baixa fora das celas. Aquela turma ali nunca foi de abaixar a cabeça para ninguém.

Custo & benefício/ O video da Anfip contra a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo, aquele de três minutos que viralizou nas redes, custou R$ 5 mil.

Economia em debate/ Os ministros Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, e Paulo de Tarso Sanseverino, do Superior Tribunal de Justiça, vão a Nova York na semana que vem. São palestrantes
convidados para falar sobre economia e Direito num evento de 11 a 13 de outubro na Universidade de Colúmbia, ao lado de outros brasileiros, como o advogado Marcus Vinicius Coêlho, ex-presidente da OAB, e o ex-presidente do Banco Central Carlos Langoni.

Prioridade/ O ministro Toffoli só viaja depois do julgamento da quarta-feira, quando o STF decidirá se as medidas cautelares adotadas contra parlamentares precisam do aval do Senado Federal.