Onde mora o perigo, parte II

Publicado em coluna Brasília-DF

Parlamentares que tiveram ajuda de Eduardo Cunha nas últimas eleições ou no período em que o deputado era presidente da Câmara avisaram que não pretendem dar o ar da graça no Congresso na data marcada para votação do processo de cassação do peemedebista: 12 de setembro. O freio do grupo é o doleiro Lúcio Funaro, preso na Papuda. Funaro, apontado como um dos operadores de Eduardo Cunha, era quem fazia a ponte com a turma. E mais: além de rico, é organizado, ou seja, tem registro dos próprios passos e de quem ajudou. Há, no meio político, quem tenha mais medo de Funaro do que de Sérgio Moro.

João Santana,
o retorno I

O marqueteiro João Santana e a mulher, Mônica, voaram no início da noite de quarta-feira de Brasília para Salvador sem serem incomodados pelos demais passageiros. Mais magro e sorridente, cumprimentou a maioria dos parlamentares a bordo. Mônica continua muito abatida.

João Santana,
o retorno II

A passagem do marqueteiro por Brasília e a presença de Lula na cidade esta semana não foram meras coincidências. Santana ajuda a bolar o discurso capaz de tirar o partido das cordas. Afinal, estão todos no mesmo barco.

Por falar
em João…

Os parlamentares que conversaram com ele consideram que o melhor para Dilma Rousseff neste momento seria transformar o documento que pretendia divulgar na última terça-feira, quando da votação da pronúncia em plenário, em carta de renúncia. Dilma, entretanto, resiste.

Duplo castigo

A pena do Almirante Othon Luiz Pinheiro será ainda maior que os 43 anos de cadeia. Ele está a um passo de perder o posto da Marinha.

Goiás 2018

Em visita ao Correio ontem, o governador Marconi Perillo (foto) não fez mistério em relação ao pré-candidato à sua sucessão: “O vice-governador (José Eliton) é o candidato natural”, diz ele. Hoje, José Eliton é o secretário de Segurança, um teste de fogo para qualquer um que tenha pretensões políticas.

Novo slogan…/ Sabe aquele lema “o Ministério da Saúde adverte…”? Pois é, no palácio onde o presidente em exercício, Michel Temer, despacha, a frase ficou assim: “O Planalto adverte: frases de ministro da Saúde fazem mal ao governo”.

…Velha lição/ Se tem algo que, em política, não se faz, dizem os especialistas em marketing político, é falar mal de mulher. Especialmente, quando o assunto é relacionar trabalho e gênero. Ricardo Barros, o boquirroto, tropeçou nos dois quesitos. Levou um puxão de orelha do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e periga ainda levar um carão
em casa.

Enquanto isso, na agenda presidencial…/ Michel Temer recebe o primeiro chefe de Estado nesse período de interinidade: o presidente da Armênia, Serj Sargsyan. Com direito à subida da rampa e tudo mais. Depois, o ministro de Relações Exteriores, José Serra, lançará a pedra fundamental da embaixada armênia.

Jucá está babando…/ Calma, pessoal, não é de raiva com a Lava-Jato ou com as balas perdidas. Isso, na visão dele, é parte do jogo. O que enlouqueceu o senador Romero Jucá foi o nascimento da primeira neta, Olívia, filha de Rodrigo Jucá. Agora, os senadores só o chamam de “vovô”.