O tudo ou nada de Michel

Publicado em coluna Brasília-DF

A intervenção no Rio de Janeiro servirá como uma tentativa de resgatar alguma coisa para os partidos de centro no segundo estado mais populoso do país e, por tabela, no Brasil como um todo, sempre atento ao seu balneário mais famoso. Se der certo, os nomes vinculados ao governo do presidente Michel Temer terão alguma chance lá e projeção nacional. Caso contrário, adeus. Para que isso seja feito, o governo federal começou ontem o desembarque do governador Luiz Fernando Pezão, que se mantém governador porque o processo de cassação de seu mandato, aprovado há um ano pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), está pendurado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, se perder lá, ainda caberá recurso ao Supremo Tribunal Federal.
» » »

Embora Pezão ainda continue com responsabilidade sobre outras áreas, na prática, seu governo se desmilinguiu. Edson Albertassi, líder do governo, e Hudson Braga, braço-direito, estão presos. As contas estaduais continuam em frangalhos. Não por acaso, quem acompanha atentamente os problemas estaduais, caso do deputado Miro Teixeira (Rede-RJ), se saiu com esta: “O correto seria a intervenção total, com a nomeação de um saneador de finanças, com revisão de benefícios fiscais. Joaquim Levy saiu da secretaria de Fazenda porque queria mais transparência. Seria um bom momento para trazê-lo de volta como interventor na área financeira”, diz Miro.
» » »

Quem conhece o presidente Michel Temer, entretanto, garante que ele não vai intervir para terminar de vez com o governo de Pezão. Seria PMDB contra PMDB. Porém, se o governador quiser sair, ninguém vai se incomodar.

Onde mora o perigo

O governo terá que amarrar a aprovação do decreto sobre a intervenção no Rio de Janeiro. É que técnicos da Câmara garantiram a deputados que o Congresso Nacional pode modificar o texto do governo. E, se começar a emendar demais, a aprovação pode demorar.

Chamem o Batman!

A criação do Ministério da Segurança Pública depende, hoje, apenas de se encontrar um nome que corresponda ao perfil de interlocução com os governadores e com o Congresso. Afinal, os mecanismos operacionais estão postos. Falta apenas a técnica de gerência, que será dada pelo novo ministro e discutida com os demais atores. Até aqui, o governo pensou em alguns nomes, porém, não conseguiu se fixar em nenhum que atenda a todos esses requisitos.

Se resta algum juízo…

…na cabeça do prefeito Marcelo Crivella, o melhor que ele tem a fazer é encostar no governo federal e colocar, pelo menos, a guarda municipal à disposição do general Walter Braga Neto para se incorporar ao esforço de resgate da segurança pública. Pelo menos, é nesse sentido que vêm os conselhos levados a ele nas últimas horas.

Traição, eu?!/ Na quarta-feira, no programa Frente a Frente, da Rede Vida de Televisão, o deputado Alberto Fraga (foto), do DEM-DF, reclamou que foi traído pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que lavou as mãos na eleição de líder da bancada. “A pior coisa do mundo é a dor da traição”. Ontem, Rodrigo reagiu: “Fraga é meu amigo e jamais prometi ajuda a ele para a liderança. Além disso, não tenho como trair ninguém. Estou muito observado”.

Por falar em Rodrigo Maia…/ Ontem, ele conversava com jornalistas quando o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, telefonou: “Oi, Marun. Você vai embora e deixa a confusão aqui?”. Marun queria saber se a reunião sobre Previdência estava confirmada. Pelo visto, embora não declare, nem ele acredita mais na reforma.

Tá explicado/ Rodrigo Maia continuará pregando a mudança na Previdência. Afinal, garante que seus eleitores apoiam a ideia.

Mal ou bem…/ No fim do carnaval, o governo se preparava para uma onda de notícias negativas — o diretor da Polícia Federal, Fernando Segóvia, se explicando ao Supremo Tribunal Federal sobre as investigações que envolvem Michel Temer, a novela da posse de Cristiane Brasil, a falta dos 308 votos para votar a Previdência. Agora, com a intervenção, essas notícias ficaram em segundo plano.