O que eles pensam

Publicado em coluna Brasília-DF

As declarações do presidente Michel Temer defendendo um candidato único de centro levou todos os partidos desse naipe a traçarem projetos de afunilamento. Em todas as conversas, uma certeza: o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), está fora da lista. Até entre os partidos que estão com Rodrigo há a certeza de que deputado deseja mesmo é ser presidente da Câmara. O próprio Temer, haja vista a impopularidade gritante do governo, também não empolga. Portanto, continuam no jogo o ex-governador Geraldo Alckmin, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles e o senador Álvaro Dias. Nesta ordem.
» » »
Em tempo: Josué Alencar, filho do ex-vice-presidente José Alencar, é visto como mais um capítulo, como já houve o de Luciano Huck e de Joaquim Barbosa.

Deu ruim I
O fato de Maristela Temer, filha do presidente Michel Temer, dizer que não guardou recibos nem se lembra dos prestadores de serviços da reforma de sua casa deixou alguns emedebistas de cabelo em pé. Afinal, agora, o Ministério Público terá uma avenida para solicitar, inclusive, a quebra de sigilo da filha do presidente.

Deu ruim II
Nos bastidores, os emedebistas não escondem a fúria. Afinal, consideram que o presidente está sob investigação, embora a Câmara dos Deputados não tenha autorizado. Se vierem a pedir a quebra de sigilo de Maristela, para investigação dentro do inquérito dos portos e suposta lavagem de dinheiro, vai virar uma guerra.

“Zé Dirceu preso e Paulo Preto solto. Não
dá para entender a Justiça no nosso país”

Humberto Costa (PT-PE), senador, ao comentar a volta do ex-ministro à Papuda.

Uma coisa e outra coisa
Secretário-geral do PSB, o ex-governador Renato Casagrande considera que não dá para o PT, do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, contar com o apoio automático dos socialistas no caso de Márcio Lacerda ser candidato a vice na chapa de Ciro Gomes. “Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Quem terá o apoio do PSB em Minas é algo que a direção do partido, lá em Minas, discutirá no momento certo”, diz Casagrande.

Temporada de seminários I/ O Correio Braziliense promove na próxima quinta-feira, 24, mais um CB.Debate. Desta vez, sobre notícias falsas (fake news). Agora, vem cá: se é falso, não pode ser chamado de notícia, é mentira mesmo.

Temporada de seminários II/ Na sede do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) nesta segunda-feira, 21, será a vez do seminário internacional “A proteção do consumidor no mercado financeiro”, realizado pelo próprio IDP em parceria com a Universidade Humboldt de Berlim, na Alemanha, e apoiado pela Rede de Direito Civil Contemporâneo. A organização está a cargo das professoras Laura Schertel Mendes e Karina Nunes Fritz.

Temporada de seminários III/ Na quinta-feira, o mesmo IDP abre o 8º Seminário Internacional de Direito Administrativo e Segurança Pública, com abertura a cargo do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann (foto), e do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes.

Enquanto isso, na Papuda… / Se brincar, a cela 4, onde está José Dirceu, vira um miniplenário. Luiz Estevão já foi senador; Celso Jacob (PMDB-RJ) e João Rodrigues (PSD-SC) são deputados. Havia pouco tempo, uma cela com esses personagens presos por corrupção ou irregularidades era restrita ao imaginário popular. Outras estão perto de serem ocupadas.