O negociador

Publicado em coluna Brasília-DF

Nos bastidores do programa CB.Poder, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que vota contra o atual texto das mudanças na Previdência, contou à coluna que recebeu autorização do presidente Michel Temer para, dentro da reforma, tentar negociar uma transição na idade mínima para quem ingressou no serviço público antes de 2003. Rosso considera que os servidores passaram no concurso com uma regra e seria injusto agora obrigá-los a seguir outra que não estava no contrato inicial.
Só tem um probleminha aí: a autorização não foi combinada com o Ministério da Fazenda, nem com o do Planejamento. Para completar, amigos de Temer consideram difícil alterar ainda mais a proposta. “O Rosso é meu amigo, é inteligente. O texto inicial já foi alterado. É absurdo ele votar contra a reforma por achar que vai perder votos no DF. As mudanças não atingem o eleitorado dele”, diz o deputado Beto Mansur (PP-SP).

Jeitinho brasileiro
Os parlamentares vislumbram uma fórmula para não perderem o poder de indicar seus apadrinhados para os altos escalões da Caixa Econômica Federal, ainda que as indicações fiquem a cargo do Conselho de Administração. A ideia é encaminhar os nomes ao governo, e o Conselho faria apenas a triagem. Quem não passar no crivo da maioria dos conselheiros os partidos substituem. Esse sistema vem sendo discutido por líderes partidários em conversas no Planalto.

Tchau, querido
Os partidos estão preocupados com o futuro
de Lula. Se ele concorrer sub judice, estará a um passo de perder apoios importantes, por exemplo, o do PR. Ninguém quer entrar num barco com risco de ficar pelo meio do caminho.

Muito além da Previdência I
O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, conduz hoje, às 11h, reunião para traçar as diretrizes da derrubada do veto ao Refis das pequenas e microempresas. Um parecer assinado pelo ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto será apresentado no encontro para dar “conforto constitucional” aos parlamentares. “Hoje é o grito de guerra!” diz Afif.

Muito além da Previdência II
O texto de Ayres Britto considera que as pequenas e microempresas não podem ser discriminadas, uma vez que, na visão dele, o texto constitucional prevê que a pequena tem supremacia sobre as outras. Logo, ela pode mais. Nesse sentido, derrubar o veto sedimenta a Constituição. À mesa, para ouvir esses argumentos, estarão os líderes da Frente Parlamentar em Defesa da Pequena e Média Empresa, Jorginho Melo, Luís Carlos Hauly, Carlos Melles e o senador José Pimentel e representantes de 30 instituições ligadas ao setor.

Para lembrar
Temer vetou o Refis para as pequenas e microempresas com o intuito de evitar ser acusado de ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, uma vez que não havia previsão de recursos para tal. O valor corresponde a R$ 7,8 bilhões.

E o Maia, hein?/ O Planalto acompanha as declarações de Rodrigo Maia nos Estados Unidos com certa apreensão. Há quem diga que é como se ele estivesse enterrando a reforma da Previdência no inverno nova-iorquino.

Visto para o Brasil no celular/ O governo inaugura o visto eletrônico a US$ 40 para turistas americanos e canadenses em Nova York, em 24 de janeiro. Nada a ver com o julgamento de Lula, e sim com a New York Travel Fair, conhecida como uma das maiores feiras do setor no mundo.

Por falar em julgamento…/ Temer estará em Davos, o ministro do Turismo, Max Beltrão, em NY, junto com o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz (foto), e o embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Sérgio Amaral.