Os caminhos do confronto

Publicado em coluna Brasília-DF

Receosos de que os recursos sobre a candidatura de Lula sejam enviados diretamente ao plenário da Suprema Corte, os petistas vão montar todo um discurso para que, em caso de derrota, fique claro que quem tirou Lula da disputa foi o Poder Judiciário. O partido vai insistir em jogar seus militantes contra a Justiça.
Detalhe: As críticas, que até aqui se concentravam no TRF-4, que condenou Lula a 12 anos e um mês de prisão, vão se espalhar para o colegiado do Superior Tribunal Eleitoral, que barrou a candidatura, e ao próprio STF, se confirmar a decisão do TSE. E tudo isso ao vivo e a cores no horário eleitoral. É a forma que o PT encontrou de tentar manter o nome de Lula vivo na campanha. Até aqui, segundo as pesquisas de intenção de voto, a estratégia deu certo.

A nova onda

No embalo da pesquisa Ibope divulgada ontem, Geraldo Alckmin e Ciro Gomes, que subiram alguns pontinhos, vão passar a jogar a ideia de que são os melhores nomes para derrotar Jair Bolsonaro no segundo turno. Marina Silva, embora não tenha subido e também derrote Bolsonaro na final, ainda não pretende entrar nessa seara.

Ciro versus Haddad

Antes que Fernando “Andrade”, como ficou conhecido no Nordeste, vire o candidato oficial do PT, Ciro Gomes joga toda a sua campanha na região, em busca de tentar arrancar votos do petista. É ali que considera mais viável ganhar terreno para chegar ao segundo turno.

Alckmin versus
Dias e Meirelles

Embora centre sua campanha em polemizar com o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, cresce a pressão no PSDB para que o tucano corra atrás dos votos de Alvaro Dias (Podemos), de Henrique Meirelles (MDB) e de João Amoêdo (Novo). Se for por aí, já terá o suficiente para passar ao segundo turno.

Por falar em Meirelles…

Diante das dificuldades de conquistar votos dos lulistas, Henrique Meirelles vem sendo aconselhado a dar mais destaque ao trabalho dele no governo de Michel Temer, pondo fim à curva de recessão econômica e domando a inflação. Embora o país esteja desacelerando agora, a ordem é lastrear o discurso no período em que ele estava à frente da economia.

Bolsonaro outdoor/ O presidente do PSL, Gustavo Bebianno, considera que o candidato Jair Bolsonaro deve participar de apenas mais um debate nesse primeiro turno, o da TV Aparecida, em parceria com a Rede Vida de Televisão e a CNBB. No mais, é corpo a corpo pelo país para gerar imagens e jogar nas redes sociais.

Paulo Guedes indoor/ Quem cuidará das atividades de campanha em que é preciso detalhar programas de governo e responder perguntas mais difíceis será o economista Paulo Guedes (foto).

A visão dele 1/ Se o STF ouvir o presidente do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio Noronha, sobre a prisão em segunda instância, vai saber que ele não defende a retomada desse tema. Em café com jornalistas ontem, ele foi direto: “A questão já foi analisada. (…) Não podemos pensar que a Suprema Corte pode a todo mês mudar seu entendimento”, disse ele.

A visão dele 2/ Sobre a prisão preventiva, o novo presidente do STJ também é direto: “É preciso prudência na sua decretação”, disse ele, jogando a responsabilidade sobre os magistrados, e não ao Ministério Público: “O Ministério Público está no papel dele de requerer. A responsabilidade de decisão final é da Justiça”, disse ele.