general heleno
general heleno Crédito: Evaristo Sá/AFP general heleno

Nota do general Heleno provoca mais tensão do que o vídeo

Publicado em coluna Brasília-DF

Coluna Brasília-DF / Por Denise Rothenburg

A oposição pediu a apreensão do celular de Jair Bolsonaro na linha do “se colar, colou”, apostando que a resposta da Justiça será um “não”. A jogada, porém, rendeu mais do que o previsto, na visão de parlamentares de esquerda.

É que, ao soltar uma nota referindo-se ao pedido como uma atitude de “consequências imprevisíveis” para a estabilidade nacional, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, jogou, sem necessidade, a política na zona da desconfiança em relação a atos extremos por parte dos apoiadores do presidente.

A remessa do pedido, à Procuradoria-Geral da República, para que emita seu parecer, faz parte do processo normal. A tendência é de que o parecer seja contrário e o caso termine mesmo com um “não” da Justiça.

A desconfiança gerada a partir da nota de Augusto Heleno, porém, continuará no ar. “Ele usou um canhão para atirar num mosquito e criou mais problema num pedido que não terá sucesso”, aposta o senador Major Olímpio (PSL-SP).

CURTIDAS

Mourão, a esfínge/ O vice-presidente Hamilton Mourão passa a reunião impassível diante dos comentários de Bolsonaro.

Ranking I/ Os ministros que saíram arranhados politicamente da reunião foram Ricardo Salles, Damares Alves e Abraham Weintraub, os dois últimos da ala considerada “ideológica”. Weintraub, aliás, pode se preparar para mais um processo: “Constatei, casualmente, a ocorrência de aparente prática criminosa, que teria sido cometida pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub”, diz a decisão de Celso de Mello, referindo-se a um possível crime de injúria contra os ministros do STF.

Ranking II/ O ministro da Economia, Paulo Guedes, perde terreno entre os funcionários do Banco do Brasil,
mas ganha no mercado financeiro, que não enlouqueceu com a divulgação do vídeo.

Ranking III/ Os ministros Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Tereza Cristina (Agricultura, foto) saíram com o troféu sobriedade e focados no serviço para o qual foram nomeados.

Fiquem comigo/ O presidente falou por quase uma hora na porta do Alvorada, ontem à noite. A fala em tom de desabafo foi vista pelos opositores como sob encomenda para tentar tirar público do Jornal Nacional.