MUITO ALÉM DA LAVA-JATO

Publicado em Sem categoria
Muito além da Lava-Jato
As suspeitas de distribuição de propina em troca de artigos ou benefícios em medidas provisórias deixaram muitos congressistas em pânico. Num universo em que grande parte das MPs mais importantes era relatada pelos líderes e por seus mais fiéis aliados, há quem vislumbre a perspectiva de uma nova CPI do Orçamento. Só que, desta vez, no lugar das chamadas subvenções sociais investigadas no início dos anos 1990, virão os benefícios tributários concedidos a vários setores ao longo dos últimos anos. Não por acaso, a cúpula da Câmara resiste em mexer nesse vespeiro, capaz de trazer ainda mais desgaste para o parlamento.
Em tempo: na época da CPI do Orçamento, os líderes viraram as cotas para o problema usando como escudo o impeachment de Fernando Collor. Sequer instalaram a CPI quando saíram as primeiras denúncias, em 1992. Agora, o clima está parecido. Tem tanta confusão que alguns acham que esse assunto é capaz de ficar para depois.

Vem mais

Com as investigações sobre possíveis negociações escusas envolvendo medidas provisórias, tem um grupo de parlamentares estudando formas de ampliar esse escopo e jogar na roda a MP dos Portos, aquela que provocou um bate-boca entre Eduardo Cunha e Anthony Garotinho no plenário da Casa. Garotinho chegou a se
referir à medida provisória como “MP dos porcos”.

Quem já foi rei…

Com desgaste ou sem desgaste, Lava-Jato, Zelotes e o que mais chegar, o PT pressionará o ex-presidente Lula para que ele seja candidato em 2018. As últimas avaliações feitas pela cúpula partidária indicam que, apesar dos pesares, o partido não tem ninguém que fale diretamente com o povo como faz o ex-presidente. Nas demais legendas, idem. Portanto, comentam muitos, nem tudo está perdido.

Perfil & perfumes

Na hipótese de Eduardo Cunha perder as condições de presidir a Casa, as apostas são de que o cargo não cairá nas mãos de ninguém que tenha cheiro de oposição.

A voz das ruas

Oposicionistas têm dito que o impeachment de Dilma Rousseff só ganhará fôlego para valer se, em  15 de novembro, a população comparecer em massa às ruas para pedir a saída da presidente. Caso contrário, nada feito.

CURTIDAS   

Há males que vêm para o bem/  O deputado Osmar Serraglio (foto), do PMDB-PR, respirava aliviado dia desses por ter ficado fora da CPI da Petrobras. A amigos, disse sentir “vergonha alheia” do resultado final da comissão. Dinheiro e tempo gasto para nada.

Quem conhece garante/  As diferenças entre Lula e Dilma Rousseff são apenas rusgas. Não devem ser vistas como briga, muito menos como algo do tipo “ódio de morte”.

Jaques & Berzô/  Os novos ministros palacianos, Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Relações Institucionais), promoveram mais diálogo com os congressistas, mas, em termos práticos, ou seja, votações, ainda não conseguiram destravar a base.

Continhas/  Os deputados têm revistado todas as notícias sobre a eleição do presidente da Câmara em janeiro. Concluíram que, se o processo contra Eduardo Cunha for a plenário, ele dificilmente escapará de um processo de cassação, como ele venceu com 267 votos, apenas 10 votos acima da maioria absoluta.