Mourão: “13º salário é jabuticaba”

Publicado em coluna Brasília-DF

Paulo Guedes está quieto, mas o general Mourão voltou a abrir mais um pouquinho daquilo que pode ser feito, caso Jair Bolsonaro vença a eleição. Em palestra no Clube dos Diretores Lojistas (CDL) de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, ele mencionou a necessidade de “implementação séria” da reforma trabalhista e sacou o 13º como uma das “jabuticabas” brasileiras.

“Como a gente arrecada 12 (meses) e pagamos 13? O Brasil é o único lugar onde a pessoa entra em férias e ganha mais”, disse. “São coisas nossas, a legislação que está aí. A visão dita social com o chapéu dos outros e não do governo”, comentou. A palestra, disponível no YouTube, promete ser mais uma polêmica para o candidato administrar. Até aqui, o 13º era considerado quase que uma cláusula pétrea. Pelo visto, no futuro será rediscutido. Assista a fala de Mourão no vídeo abaixo (a partir dos 20 minutos e 25 segundos):

Os partidos e Eliana

Candidata ao governo do Distrito Federal, Eliana Pedrosa (Pros) que se prepare. Alguns adversários já entraram em contato com seus respectivos aliados no Rio de Janeir, a fim de coletar todas as informações a respeito dos contratos que a colocaram como ré no processo que envolve o Detran-RJ.

Pressão sobre Bolsonaro…

Meio esquecido no debate do SBT, Jair Bolsonaro não ficará tão protegido nos demais confrontos. Especialmente, agora que os médicos já disseram que ele poderá inclusive participar de debates depois de receber alta, a ordem nos adversários é não baixar a guarda.

…gera reação

Cientes de que o teor emocional pós-facada está acabando, Bolsonaro não ficará inerte. A intenção é anunciar mais alguns ministros para mostrar que pode agregar personalidades a um futuro governo, caso seja vitorioso. É a aposta para o tudo ou nada no primeiro turno.

Onde mora o perigo

Com a reeleição de Rui Costa caminhando para a definição ainda no primeiro turno, os petistas começam a se preocupar em manter a mobilização em prol de Fernando Haddad, caso o candidato do PT esteja no segundo turno da sucessão presidencial.

Enquanto isso, na turma da terceira via…

Aliados de Geraldo Alckmin temem uma migração de votos para Ciro Gomes, o candidato do PDT, que, no espectro político fica entre o PT de Fernando Haddad e o PSDB.

… a história ensina

Em 1989, Leonel Brizola era visto como o candidato capaz de derrotar Fernando Collor no segundo turno, porque era considerado mais palatável aos eleitores tucanos. Da mesma forma, dizem muitos, Ciro é visto hoje como um candidato à direita do PT. E como já chamou o MDB de “quadrilha”, seria certeza de não ter Romero Jucá como líder do governo.

CURTIDAS

A “canja” de Suplicy/ Candidato ao Senado, Eduardo Suplicy (foto), do PT, tem feito campanha em bares de São Paulo em parceria com o deputado Paulo Teixeira. Dia desses, depois da conversa com os eleitores, ele soltou a voz com a sua marca registrada Blowing in the wind, de Bob Dylan. Ninguém saiu correndo.

O discreto/ Quem acompanhou in loco a palestra do general Hamilton Mourão, em Uruguaiana, considera que a conversa dele com Paulo Guedes na semana passada foi justamente para dar subsídio econômico a essas explanações do general Brasil a fora. Portanto, não estaria sozinho nas reflexões sobre o 13º salário.

Mourão e Palocci/ Na mesma palestra, Mourão comparou Antonio Palocci a Adhemar de Barros, o “rouba, mas faz”.

Mourão e FHC/ O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu um elogio meio atravessado do general: “Não morro de amores por ele, mas a questão econômica foi muito bem tratada pela equipe que ele escolheu”.

A outra eleição/ Nem todo o Brasil está de olho 24 horas na eleição presidencial ou para os demais cargos em disputa em 7 de outubro. Os advogados estão mais voltados para a sua própria eleição. Hoje, por exemplo, o pré-candidato à Presidência da OAB-DF, Max Tedesca lança o movimento OAB para todos, na Asbac, 20h.