Michel Temer e a resistência

Publicado em coluna Brasília-DF

Enquanto alguns discutem nomes alternativos para uma saída do presidente Michel Temer, seus fiéis escudeiros estão em campo e em contato direto com empresários com a seguinte mensagem: sem Michel Temer não há quem junte todos os partidos da situação em prol das reformas que o mercado requer para dar estabilidade e segurança jurídica aos investidores. Nessa linha, que ninguém se surpreenda se o PMDB começar a colocar defeito em todos os atores escalados para o papel de sucessor de Temer. Afinal, se funcionar, é mais um fôlego. Pelo menos, até o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O julgamento começa daqui a 11 dias, sem data para terminar. E, conforme publicou a coluna em 19 de maio, ministros do TSE que estavam fechados com Temer viram na crise a justificativa para pensar em mudar o voto.

Os imponderáveis…

Quem acompanha a política e a tentativa de preservar o presidente Michel Temer no cargo monitora os movimentos do deputado afastado Rodrigo Rocha Loures e os do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, preso em Curitiba.

…E um alvo

Alguns dizem que tanto Cunha quanto Rocha Loures têm hoje mais potencial explosivo do que o próprio Tribunal Superior Eleitoral. É que, se decidirem falar, não terão outra saída, que não seja atirar sobre Michel Temer.

Enquanto isso, no PT…

Em conversas pra lá de reservadas já tem gente aliada ao PT dizendo que o melhor para o partido é Michel Temer ficar sangrando até 2018. Assim, a legenda mantém o diálogo direto com os movimentos sociais e tem tempo de sedimentar Lula e, se brincar, um plano B para a hipótese de o ex-presidente não ter chances de concorrer.

Nem reformas
nem fora Temer

O que mobilizou realmente os sindicalistas a lotarem a manifestação de quarta-feira foi o fim do imposto sindical, que hoje faz a alegria de todos os sindicatos.

O cara é ele

Nem tucano nem peemedebista nem jurista. Se Michel Temer for apeado do poder, o nome preferido dos deputados é o do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Espião I/ Um deputado aliado do presidente Michel Temer que pedala diariamente nas ruas de Brasília passou cedinho na quarta-feira pelo acampamento dos sindicatos no estacionamento do Mané Garrincha. Ficou impressionado com a estrutura da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST).

Espião II/ O parlamentar ciclista fez questão de percorrer toda a área e fez um ranking das centrais, em termos de estrutura: a NCST em primeiro disparado. Depois, vem a CUT. Por último, a Força Sindical.

Elas & ela/ A absolvição de Cláudia Cruz (foto) foi vista com esperança por esposas de outros políticos enrolados. Daqui a pouco, diziam ontem os adversários do PT, a única culpada será Marisa Letícia, que não tem mais como se defender.

Impossível agradar a todos/ Houve muita reclamação sobre as tropas nas ruas. Porém, um cidadão que assistia ao noticiário na tevê de uma lanchonete reagiu assim quando ouviu que o presidente Michel Temer havia retirado o decreto que colocava as Forças Armadas nas ruas: “Ô homem frouxo!”.