Luciano Huck, apresentador.
Luciano Huck, apresentador. Crédito: Reprodução/Internet. Luciano Huck, apresentador. Luciano Huck, apresentador.

Melhora da avaliação do governo Bolsonaro afasta Huck do DEM

Publicado em Política

A pesquisa divulgada hoje pela XP Investimentos é uma boa noticia para o presidente Jair Bolsonaro. A avaliação do governo em ótimo e bom subiu três pontos, de 30% para 33% e a negativa caiu de 41% para 38%. A regular permaneceu em 27%. A maioria dos entrevistados, 55%, se diz contra privatizações, enquanto 39% se dizem a favor. Porém, esses dados já foram mais preocupantes para o governo que deseja seguir na linha das privatizações e 33% a favor. Comparando as duas pesquisas, houve um aumento de seis pontos percentuais no grupo daqueles que são a favor das privatizações.

Para o governo, o aumento da avaliação positiva, se continuar nesse ritmo nas próximas pesquisas, provocará uma mexida no quadro político, dando força àqueles setores que, dentro de cada legenda, querem se aproximar do presidente Jair Bolsonaro. O DEM, por exemplo, tem hoje uma ala começando a trabalhar uma possível candidatura de Luciano Huck a presidente da República e outra mais afinada com o Planalto. A tendência, se confirmada a melhora da avaliação do governo, é o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o do partido, ACM Neto, pisarem no freio dos movimentos pró-Huck e a turma do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ganhar mais musculatura.

Os partidos de centro vão dar uma parada nesse movimento rumo a 2022 porque sabem que primeiro precisam melhorar a própria imagem. A avaliação do Congresso, que vinha subindo nas pesquisas anteriores, dessa vez, oscilou para baixo: Ótimo e bom passaram a 14% (eram 16% em setembro) e ruim e péssimo saíram de 39% para 42% no mesmo período e o regular saiu de 42% para 39%.

Lula

A população continua dividida em relação ao ex-presidente Lula, porém as notícia não são boas para o Partido dos Trabalhadores. A XP quis saber o que os entrevistados pensam sobre a possível progressão de regime do ex-presidente. Eis as respostas: 37% consideram que o petista deve continuar preso em regime fechado, 23% acham que ele deve seguir para o regime semi-aberto, cumprindo o restante depena em casa, querendo ou não. E 30% acham que Lula deve passar para o regime semi-aberto apenas se assim desejar. O que incomodou os petistas foram os 37%. Ali, o partido que tem hoje como principal bandeira “Lula Livre” considera que não tem conversa.