A jogada da defesa de Michel

Publicado em coluna Brasília-DF

A derrota dos advogados do presidente Michel Temer essa semana já era esperada pelo estafe político. Porém, avaliam que era necessário recorrer, apesar da certeza do insucesso. Tudo para não deixar a arena livre para que Rodrigo Janot pudesse vir com novos ataques diretos. Também fez parte da estratégia manter o silêncio sobre o caso, até que chegasse à Câmara. Agora, com o processo na arena política, o presidente tomará a frente e não descarta inclusive falar sobre o tema nas redes sociais.

Aliás, o marqueteiro Elcinho Mouco foi visto chegando ontem ao Planalto. Cuidou de entregar ao presidente um esboço do que ele considera necessário explicar aos brasileiros. A ordem é não deixar fazer valer o ditado, quem cala consente.

Nem pestanejou
A delação de Lúcio Funaro não tirou o sono dos palacianos em relação ao presidente Michel Temer. Isso porque dizer que “tem certeza” de que havia propina para Temer não vale. É preciso apresentar provas.

Raquel, a muralha
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, não quer saber de vazamentos de delações, em especial, aquelas que estão em fase de homologação. Se está assim com quem resolveu falar, não será diferente se houver uma delação de Geddel Vieira Lima.

Eles são Cabral amanhã
Depois que Sérgio Cabral foi condenado a 45 anos de prisão, a mais alta pena imposta a um político corrupto, outros enroscados estão preocupados. Afinal, como escreveu o juiz Marcelo Bretas na sentença, “nada mais repugnante do que a ambição desmedida de um agente público que, tendo a responsabilidade de gerir o atendimento das necessidades básicas de milhões de cidadãos do Estado do Rio de Janeiro, opta por exigir vantagens ilícitas a empresas”.

Dória e o DEM
O jantar do prefeito de São Paulo, João Dória, com o DEM viria acompanhado de um convite para que o prefeito mude de partido. O PMDB também quer Dória. Daí, decorre parte do estresse entre os dois partidos.

CURTIDAS

Tensão a bordo/ Os passageiros do vôo da TAP que partiu de Brasília rumo a Lisboa ontem passaram a maior parte do tempo com medo de um “barraco”. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, estava sentado justamente na fileira atrás daquela onde ficou o ex-procurador-geral Rodrigo Janot. Gilmar praticamente chamou Janot de “ladrão” na última quarta-feira.

Dois destinos/ Gilmar segue para a Alemanha, a fim de acompanhar a eleição. Janot saiu de férias. E não vai para a Alemanha.

Ele escapou/ O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o kakay,comemora seu aniversário de 60 anos em Portugal neste fim de semana. Não, ele não estava no mesmo vôo da dupla Janot e Gilmar. Viajou antes num avião… particular.

Constrangimento/ Petistas estão distribuindo via WhatsApp um vídeo em que aparecem imagens do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em Nova York. O áudio é de manifestantes gritando “golpista”, “canalha”. Meirelles caminha quase um quarteirão e, depois, entra num táxi.