João Santana é fichinha

Publicado em coluna Brasília-DF

Se o depoimento de João Santana provocou um alvoroço entre os aliados de Dilma Rousseff e no PT, é bom que todos fiquem de olhos bem abertos para o que vem por aí em relação ao ex-diretor da Petrobras Renato Duque. Para se ter uma ideia, nestas tratativas para a delação, ele mencionou que pensou em sair da Petrobras e nem Dilma, nem o PT deixaram. O argumento que pesou sob a ótica do partido foi o de que Duque era um dos maiores arrecadadores para o caixa partidário.

Corredor polonês

O vazamento do nome do deputado Max Beltrão (PMDB-AL) como ministro do Turismo foi proposital. A ideia é ver se vêm novas denúncias envolvendo o parlamentar. E se ele vai aguentar o tranco diante do que foi divulgado. Se resistir, pode até ser nomeado.

“O financiamento das campanhas se tornou uma fonte de corrupção inesgotável”

Roberto Veloso, presidente da Ajufe, quase parafraseando o publicitário João Santana

 

Claudia no paraíso…

Numa das fotos das viagens de Claudia Cruz que o jornalista Guilherme Amado colocou ontem na internet, a mulher de Eduardo Cunha menciona Carina Torrealba numa selfie em Barbados. Carina é mulher de Gonçalo Torrealba, sócio do grupo Libra, um dos maiores do setor portuário no Brasil.

…Fiscal!!!!

Barbados, realmente, é paradisíaco para muitos e em vários sentidos. Por lá estão, pelo menos, 34 empresas flagradas no Panamá Papers.

Vale lembrar

Em 2013, quando Eduardo Cunha emendou a Lei dos Portos, ele e o então deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) quase foram às vias de fato. Tudo porque Garotinho se referiu à emenda aglutinativa proposta por Cunha como “a lei dos porcos”.

Pensando bem…/ Nem só de gasto público e arrecadação entende o ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel (foto): “O governo jamais poderia dizer que o grupo terrorista era amador. E se agora resolverem mandar profissionais?”

Enquanto isso, na Papuda…/ Luiz Estevão pede, por intermédio de assessores, para dizer que não está de cabeça raspada nem socou as paredes. Vai ver que o amigo dele se equivocou ao contar a história a terceiros. Afinal, na Papuda, não se exige cabeça raspada. “Isso é tão falso quanto uma nota de R$ 3”, diz Estevão.

…A hora é dos livros/ O ex-senador, responsável pela entrega de quentinhas a 45 presos, dedica-se com afinco à leitura. Já leu 11 publicações de vários gêneros. A velocidade da luz, de Javier Cercas; O Sol é para todos, de Harper Lee, um clássico, conta a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.

Olha a foto!/ Ainda dá o que falar o jantar do presidente em exercício, Michel Temer, com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Quando o pessoal da foto oficial chegou, quis recolher os copos de uísque sobre a mesa para não dar uma conotação festiva. O presidente em exercício, Michel Temer, estava de tão bom humor que brincou: “Se tirar, ninguém vai acreditar que era um jantar político”. A gargalhada foi geral, mas os copos saíram de cena assim mesmo.