Jeitinho nos Transportes

Publicado em Sem categoria

Jeitinho nos transportes

O ex-deputado Edson Giroto (PMDB-MS) teve a nomeação para secretário executivo do Ministério dos Transportes vetada no Palácio do Planalto por causa de processo que responde na Justiça. Foi, então, nomeado “assessor especial” do ministro Antônio Carlos Rodrigues, conforme publicação no Diário Oficial da União em 9 de março. No dia seguinte, a Seção 2 do informativo trouxe uma portaria do ministro nomeando Giroto “eventual substituto” do secretário executivo. Depois dessa data, o DOU apresenta inclusive portarias de Giroto, como se fosse secretário executivo substituto desde fevereiro. É, pois é.

Pecado original

A relação entre Dilma Rousseff e Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é azeda desde os idos de 2007, quando o deputado, então relator da CPMF na Comissão de Constituição e Justiça, segurou enquanto pôde a proposta. Naquela época, Dilma se negava a nomear Luiz Paulo Conde para comandar Furnas. O projeto só andou depois que Lula mandou a ministra publicar a nomeação.

Ampliar para diluir

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) quer convocar, à CPI da Petrobras, os tesoureiros de todos os partidos citados na Operação Lava-Jato. Só tem um probleminha: até aqui, o único tesoureiro citado foi João Vaccari Neto, do PT. Quanto às demais legendas, não houve menção direta. Portanto, o pedido de Maria do Rosário deve ir para a gaveta na terça-feira.

Largada

O PT gostou do acordo de leniência fechado com o grupo Setal, especialmente a parte que fala sobre o cartel deflagrado no fim dos anos 1990, ou seja, no período de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). É o ensaio do retorno do velho discurso de colocar a culpa em quem saiu do poder há 12 anos.

Gestos políticos…

O aniversário de 70 anos da senadora Marta Suplicy (PT-SP) foi lido por muitos como um movimento em direção aos personagens que hoje podem ajudar a encontrar uma solução para a crise. Lá estavam PSB, PMDB, PDT, PPS, PSDB, entre outros.

…Muito simbólicos

Dada a quase inexpressiva presença de petistas, muita gente ficou com a impressão de que, embora o PT seja o detentor da Presidência da República, há um ensaio no sentido de deixá-lo de fora desse processo.

CURTIDAS    

Campanha em curso/ Os senadores Cristovam Buarque e José Antônio Reguffe, ambos do PDT-DF, lideram uma lista de assinaturas para pedir à presidente Dilma Rousseff que vete o aumento dos recursos destinados aos partidos políticos.Quem avisa…/ Na comemoração antecipada de 22 de março, Dia Mundial da Água, o presidente do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz (foto), aproveitou para lembrar que o Distrito Federal tem hoje o abastecimento seguro, mas, se não cuidar desde já, pode virar São Paulo.

…Experiente é/ Cedraz fala com propriedade sobre o tema. Foi relator do Código Nacional de Recursos Hídricos e teve como principal assessor o atual presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa), Vinícius Benevides.

$$$/ O PT vive uma guerra interna pelas verbas de publicidade e o controle da comunicação da Presidência. A tese em curso entre alguns integrantes do partido é a de que tem algum setor partidário a fim de “queimar” o porta-voz Thomas Traumann.