Função estratégica

Publicado em coluna Brasília-DF

Enquanto os partidos se voltam para a Presidência da Casa e os cargos da Mesa Diretora, o PMDB se preocupa com o Conselho de Ética do Senado. Em reunião ontem na casa do senador Renan Calheiros para tratar dos indicados para compor a Mesa, começou-se a levantar hipóteses a respeito da Presidência do colegiado e sua composição: 15 titulares e 15 suplentes.
Com 12 senadores investigados na Operação Lava-Jato — e de vários partidos —, a intenção dos peemedebistas é conversar sobre esse tema com líderes das outras bancadas, a fim de colocar lá quem não se deixe levar pelo que eles chamam de “pressão da mídia”. Só tem um probleminha: todos os que tentaram controlar os conselhos de ética recentemente no parlamento, caso de Eduardo Cunha, não tiveram sucesso. Nada indica que, mesmo com essa preocupação antecipada, o PMDB conseguirá. Até o momento, está definido que os 12 senadores sob investigação não poderão participar do colegiado.

O que ele quer…
Renan Calheiros aproveita esses encontros para avaliar as chances de retornar a liderança do PMDB, cargo que ocupava antes de assumir a Presidência do Senado. A vaga havia sido prometida ao senador Raimundo Lira (PMDB-PB), que comandava a Comissão de Constituição e Justiça. Agora, há quem diga que Lira terá de esperar
mais um tempo.

…O cargo fornece
O posto de líder do maior partido da Casa, que é também o do presidente da República, significa acesso direto às reuniões palacianas, distribuição dos espaços de poder dentro da bancada. Assim, sempre terá um senador devendo favor ao líder. De quebra, ainda há uma ampla estrutura
de gabinete.

Era isso
As conversas mais reservadas do governo hoje são sobre o julgamento da campanha da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral e a necessidade de separar as contas. As notícias do TSE indicam que o ministro-relator, Hermann Benjamin, será rigoroso. Vale lembrar que o tribunal é presidido por Gilmar Mendes, o ministro que almoçou com o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, no sábado, e encontrou Michel Temer no domingo.

O PSD* vai de…
Eunício Oliveira para presidente do Senado. No PT, os peemedebistas esperam contar com, pelo menos, oito votos.

Agora vai
A decisão da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, de homologar a delação da Odebrecht antes mesmo de definido quem será o novo relator da Lava-Jato na Suprema Corte aumentou a tensão no meio político. Como bem lembrou o ex-senador Pedro Simon, no Correio, nada vai parar a Lava-Jato.

A saída de Rosso
Na segunda semana de janeiro, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF) compareceu ao ato que lançou a candidatura de Jovair Arantes (PTB-GO) à Presidência da Câmara e prometeu apoio. Agora, seu partido segue com Rodrigo Maia (DEM-RJ). Se apoiar Jovair, cumpre a palavra, mas vai contra a própria bancada.

Curtidas

Mulher na área/ O TRF da 5ª Região formou lista tríplice para preencher a vaga do quinto constitucional destinada a advogado. A mais votada no Conselho Federal da OAB e no próprio tribunal foi a candidata pernambucana Silvana Guerra Barretto, que obteve 13 votos, seguida por Luciano Guimarães, de Alagoas, e Leonardo Carvalho, do Ceará, com 8 votos cada.

E sem padrinho/ O TRF da 5ª Região é o único que não tem uma mulher em sua composição e, apesar de sediado em Recife, é composto por três desembargadores alagoanos, três cearenses e apenas dois pernambucanos. As duas últimas nomeações, fruto de escolha da Presidência da República, atenderam aos senadores Renan Calheiros, de Alagoas, e Eunício Oliveira, do Ceará. Ambos agora estão na torcida, cada um, pelo seu conterrâneo.

CB.Poder/ O presidente da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Roberto Veloso (foto), é o entrevistado de hoje, 13h30, ao vivo, na TV Brasília, canal 6.

D. Marisa/ “Comentários sobre AVC de dona Marisa nas redes mostram que temos mais ódio no ar do que educação, respeito e solidariedade”, do ex-deputado Beto Albuquerque (PSB-RS). #forçadonamarisa.

*Por um erro meu, na edição impressa saiu PSol em vez de PSD. A coluna pede desculpas aos dois partidos.