Sergio Machado
Sergio Machado Reprodução Sergio Machado

Filho de Sérgio Machado promete contar o que sabe

Publicado em coluna Brasília-DF
Coluna Brasília-DF

A Suíça passou a chamar a atenção dos políticos brasileiros e não é nada relacionado ao Fórum Econômico Mundial de Davos, na semana que vem, e sim à condenação de Expedito Machado, filho do ex-senador e ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Expedito, agora, conforme informações de políticos cearenses, vai contar o que sabe para escapar de maiores punições.

O pai, aqui no Brasil, tinha prometido revelar tudo, com a garantia de que o filho sairia ileso. Não deu certo. Pelo menos, na Suíça. Com a conta descoberta em nome do filho de Sérgio Machado e aquela outra, ligada a Eduardo Cunha, os investigadores esperam fechar o cerco sobre as peças que faltam do MDB. 2020 promete.

Os alvos da temporada I

Quer jogar névoa sobre uma confusão? Arrume uma maior. Nos bastidores, os emedebistas que podem terminar enroscados pelo filho de Sérgio Machado prometem insuflar a oposição a manter a marcação sobre o senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), por causa da suspeita de “rachadinhas” quando era deputado estadual. Agora, vão colocar na roda, ainda, o secretário de Comunicação do governo, Fabio Wajngarten, por causa da empresa da qual é sócio prestar serviços para emissoras de tevê. É o esquenta da política este ano.

Os alvos da temporada II

O governo sabe que vai ter que começar o ano atento às comissões de Fiscalização e Controle e de Comunicações, tanto da Câmara quanto do Senado. É que já tem gente planejando chamar Wajngarten para prestar esclarecimentos ainda em fevereiro. A esperança do Poder Executivo é de que tudo isso seja flor do recesso, aquela que murcha com o retorno das atividades do Poder Legislativo.

Vem regra rígida para as cervejarias

O governo tende a proibir o uso de dietilenoglicol e monoetilenoglicol em todas as etapas ligadas ao processo de fabricação de cervejas. Até mesmo a Abracerva, associação do setor, já pediu que haja uma proibição cautelar até a normatização definitiva da fabricação de cervejas artesanais.

Na Câmara, vai

O veto do presidente Jair Bolsonaro que tirou parte do poder do relator do Orçamento de fixar todo o cronograma de liberação das emendas tem tudo para ser derrubado na Câmara. Porém, não terá o mesmo ritmo no Senado. A intenção dos senadores é adotar “bom senso”, conforme o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes.

No quintal de Cid/ Licenciado do mandato, o senador Cid Gomes (PDT) está cuidando do território cearense, onde ele e os irmãos reinam. É que, de uns tempos para cá, Domingos Filho, pai do deputado federal, Domingos Neto, líder do PSD e relator do Orçamento, tem tomado mais fôlego do que os Ferreira Gomes gostariam.

Por falar em Domingos Neto…/ O deputado tem crescido entre os colegas no Congresso. Há quem diga, inclusive, que, se o PP continuar dividido entre Arthur Lyra e Aguinaldo Ribeiro para presidir a Câmara em 2021, Domingos Neto vira uma das apostas para o cargo.

Base na Antártica/ Quem participou da solenidade de inauguração da nova base brasileira na Antártica, esta semana, foi o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães . É um dos poucos cariocas do samba que não tem problemas com o frio.

Enquanto isso, na porta do Alvorada…/ Ninguém é obrigado a responder todas as perguntas, mas educação para perguntas e respostas tem que ser regra geral.