Festival de protestos

Publicado em Política

O Festival de Cinema de Brasília, considerado um dos maiores do país, promete se transformar numa repetição do que se viu em Cannes, onde o cineasta Kleber Mendonça Filho, ao lado da atriz Sônia Braga, capitaneou uma manifestação contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Por aqui, a festa do cinema brasileiro começa em 20 de setembro e a ideia em discussão entre diretores e produtores que participam da amostra é, antes da exibição de cada filme, colocar na tela uma cartela com “Fora Temer” e palavras de ordem em defesa da democracia no Brasil. Alguns produtores recusaram a empreitada.

» » »

Vem confusão aí. Embora o direito de manifestação esteja garantido pela Constituição, o festival conta com uma ajuda expressiva do governo federal, inclusive do BNDES, o que pode levar o Tribunal de Contas da União (TCU) a considerar o protesto como “desvio de finalidade”.

» » »

O TCU e os patrocinadores oficiais são considerados o que resta para o governo tentar buscar alguma reação a esses protestos. A Ancine, que poderia atuar, é um colegiado simpático ao PT e torce pelos movimentos contra a gestão Temer. Ali, troca de diretores só em maio de 2017, conforme bem constatou a nota publicada por esta coluna em 22 de maio, sob o título “aparelhos ligados”.

Oi & porteira I
Juarez Quadros assume a Anatel com as bênçãos do presidente do Senado, Renan Calheiros, e do ex-presidente José Sarney. Tem como missão resolver o problema da Oi e a preservação dos empregos da operadora. Até aí, normal, não fosse a pressão para um perdão de quase R$ 13 bilhões, além de uma ajudinha na casa dos R$ 5 bilhões por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Oi & porteira II
Se o governo salvar a Oi, não terá como negar ajuda a quem mais chegar. Afinal, as dificuldades batem à porta de várias empresas e dos mais variados setores que também geram empregos e são responsáveis pelo sustento de milhares de famílias.

Depois de Dilma…
Em várias capitais, o eleitor parece meio cabreiro em votar naquele nome indicado pelo líder político de plantão. E, mesmo quando o líder é bem avaliado, caso de Eduardo Paes no Rio de Janeiro, o apadrinhado tem que ter algo de bom e relevante para apresentar. São a esses dois fatores que os peemedebistas atribuem o fraco desempenho de Pedro Paulo na última pesquisa Datafolha para prefeito do Rio.

Total clean/ As mulheres dos políticos notaram. A bela primeira-dama, Marcela Temer, compareceu ao sesfile de 7 de setembro sem aquele emaranhado de joias e penduricalhos. A única joia era a aliança de casamento. Foi vista como um exemplo para os tempos de carestia.

Por falar em carestia…/ Muitos do ramo de restaurantes, artes e joias apresentam dificuldades. Qualquer comparação, entretanto, com ramos de lavagem de dinheiro é mera coincidência.

Embaixadores/ Renan Calheiros e Eunício Oliveira conversaram recentemente com o presidente do PSDB, Aécio Neves, em nome do partido. A ordem é acalmar os tucanos e selar a paz. Não é hora de confrontos.

Enquanto isso, em São Paulo…/ O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) não se conforma com o seu processo permanecer nas mãos do juiz Sérgio Moro. “Eles querem o meu couro. Mas o meu couro é grosso”, comentou ele, em recente
conversa com um amigo.


CB Online / Correio iPad
Diários Associados
www.correiobraziliense.com.br
Tel.: +55 (61) 3214-1330 / 1334