Eduardo Cunha se arma até os dentes

Publicado em Sem categoria

Enchendo o paiol

A conversa de que Eduardo Cunha (PMDB-RJ) baixou o tom não passa, por enquanto, de uma torcida de parte daqueles que o cercam. Na verdade, ele está se preparando para uma guerra a partir de agosto, quando terá um portfólio de armas a utilizar. Até a semana passada, tinha apenas os pedidos de impeachment de Dilma Rousseff e os de convocação de ministros e demais autoridades à CPI da Petrobras, um palco que anda meio apagado. A esse arsenal, juntou mais duas CPIs — a dos fundos de pensão e do BNDES — e ainda tem, de quebra, as contas governamentais. Em tempo: as duas novas CPIs serão presididas pelo PMDB. Cunha considera que é o cargo mais importante, porque é o comandante do colegiado quem marca depoimentos, conduz votações importantes e tem acesso em primeira mão a todos os documentos que chegam, ou seja, dita o ritmo dos trabalhos. Outros mísseis virão para se juntar a esses armamentos pesados.

Onde há fumaça…

Causou muito mal-estar no PT o fato de o vice-presidente Michel Temer ter dito numa palestra em Nova York que manteria Joaquim Levy no Ministério da Fazenda. A alguns soou como o primeiro passo para tentar acalmar o mercado, caso Dilma venha a perder o mandato. Isso, inclusive, teria motivado Lula a buscar os tucanos. Os petistas simplesmente não confiam no PMDB. 

…Há fogo

Nem só de possíveis encontros com os tucanos vive Lula. Quem tem acompanhado os atos do ex-presidente percebeu que ele tem sido incansável na busca dos movimentos sociais no sentido de segurar o mandato de Dilma. Esta semana, recebeu o movimento negro, a turma da União Nacional dos Estudantes (UNE) e também representantes do movimento sindical.

Bateu o medo

O governo diz que não, mas os deputados novos estão com receio de perder o direito de ter as emendas ao Orçamento liberadas este ano. É que, na visita às bases por esses dias de recesso, muitos estão sob pressão para liberar mais recursos. Porém, o aviso no Planalto é que só depois do recesso esse tema será tratado. 

Depois da porta arrombada…

O governo está refazendo todas as contas do Orçamento de 2016, a ser enviado ao Congresso em 31 de agosto. A ordem é não dar margens para que se venha a acusar a presidente de contas fictícias ou “pedaladas”, como as que estão em análise no Tribunal de Contas da União.

Curtas

De saída…/ Prefeitos do interior de São Paulo filiados ao PT têm procurado o PSB. Só esperam a janela da reforma política para mudar de partido. O problema, dizem alguns, é que a má vontade com o partido chegou nas pequenas cidades

.…Para sobreviver/ Em alguns municípios, os administradores têm detectado uma queda de dois pontos percentuais por mês na avaliação dessas administrações. E não dá para esperar chegar no chão para tomar uma atitude. Ainda mais faltando um ano para a eleição municipal.

Haddad tristinho/ Aliados do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, têm dito que ele anda meio desanimado com a perspectiva de concorrer à reeleição diante do viés de baixa em que anda o PT. Mas não vai largar o partido nem a campanha reeleitoral.

Enquanto isso, em Itajubá…/ O ministro da Defesa, Jaques Wagner (foto), tem andado bastante. Depois do Rio de Janeiro ontem, estará hoje na cidade mineira para visitar as instalações da Helibras, a empresa responsável pelo projeto H-XBR, para dotar a indústria aeroespacial brasileira de tecnologia para a produção de helicópteros.

O JS de cada um/ Para os petistas, o JS nas anotações de Marcelo Odebrecht significa José Serra. Para os tucanos, é João Santana. E, para os mais crédulos, é Jesus Salva!!! Eu, hein…