E Josué diz não

Publicado em Eleições 2018

Numa reunião dos partidos de Centrão que quase vara a madrugada de hoje, o empresário Josué Gomes avisou ao grupo que “infelizmente” não tem condições de aceitar a vaga de candidato a vice-presidente da República na chapa de Geraldo Alckmin. Sem ele, o Centrão fará na manhã de hoje o anúncio do apoio a Alckmin sem apresentar o nome para compor a chapa. É que, sem Josué, não há consenso entre os partidos até o momento. Por isso, tão logo termine a reunião no hotel Windsor, marcada para as 10h, os partidos voltam a se reunir para conversar sobre o assunto, mas não esta previsto o anúncio do nome ainda hoje.

O Centrão agora está entre duas vertentes: Uma é tentar dar ao partido um viés mais à esquerda, indicando o nome do ex-ministro da Defesa Aldo Rebelo. Aldo já foi do PCdoB, passou uma brevíssima temporada no PSB e, por ironia do destino, saiu de lá porque não tinha a certeza de que seria indicado candidato a presidente da Republica. Se tivesse ficado por lá, hoje seria o nome para concorrer como cabeça de chapa. Naquela época, em meados de abril, o PSB ainda tinha esperanças de fazer de Joaquim Barbosa seu candidato.

Além de Aldo Rebelo, o Centrão avalia também a hipótese de colocar um nome do Nordeste. o problema é que o PRB, por exemplo, não tem tanta “afinidade” com o EM para aceitar um nome indicado pelo partido de Rodrigo Maia. Nessa reunião de hoje, eles deem afunilar a escolha e tentar resolver diferenças. Alckmin, por sua vez, ja disse que não tem pressa em escolher o candidato a vice. Para ele, vale mais o anúncio hoje do apoio dos partidos. Feito isso, os tucanos acreditam que, até a próxima semana, tudo se resolve no quesito candidato a vice-presidente.

Josué estava com problemas em aceitar a vice por duas razões, conhecidas desde o momento em que seu nome foi indicado. A primeira delas é familiar. Há uma convivência boa e fraterna entre a família dele, em especial, a mãe, d. Mariza, de 83 anos, e a família do ex-presidente Lula, de que o pai do empresário foi parceiro de chapa por oito anos. Além disso, politicamente, houve primeiro o convite do PT para que Josué integrasse a chapa. E o PR, no fundo, só não seguirá com Lula porque tem a certeza que o ex-presidente não será candidato e, sem Lula, o PR não deseja aliança com os petistas. Agora, sem Josué, o partido espera, ao menos conseguir influenciar na escolha do vice de Alckmin. É o que será debatido depois do anúncio de apoio ao tucano.