Dória e oposicionistas surfam no “e daí?” de Bolsonaro

Publicado em Covid-19, Governo Bolsonaro

Diz o ditado popular que peixe morre pela boca. Com o presidente Jair Bolsonaro, politicamente falando, está ocorrendo algo parecido. Ele cresceu politicamente falando exatamente o que pensava, sem travas do que poderia ser considerado adequado para momento. Agora, seque no mesmo ritmo. A diferença é que, até aqui, esse estilo não estava relacionado à vida humana. Era a liberação de armas, um ministro “terrivelmente evangélico” para o Supremo Tribunal Federal, suas diferenças de pensamento em relação ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e até com seus ministros. Agora, quando diz, “e daí? Quer que eu faça o quê? Sou Messias, mas não faço milagre”, em relação ao aumento do número de mortes por Covid-19 no país, a estratégia de dizer o que pensa em meio a uma pandemia, no estilo custe o que custar, pode comprometer politicamente.

Ontem à noite mesmo, a política respondia ao presidente em alto e bom som. Porém, hoje de manhã, o pronunciamento do governador de São Paulo, João Dória, foi visto por aliados de Bolsonaro como o maior contraponto e o mais comprometedor para o presidente com vistas ao futuro. Dória a entrevista que já se tornou praxe no governo paulista, se solidarizando com as famílias das mais de 5 mil vítimas do coronavírus no Brasil. E seguiu dizendo em relação ao “e daí” de Bolsonaro, que ninguém espera milagre, mas espera trabalho. “É fazer aquilo que no senhor não faz, a começar por respeito aos brasileiros”. Dória continuou lembrando o “coronavírus que Bolsonaro “classificou como uma gripezinha, que não era importante”, e completou dizendo que “hoje tem muitos sepultados”.

A fala de Dória surtiu resposta imediata de Bolsonaro, dizendo que as mortes devem ser cobradas dos governadores e não dele (presidente da República), que sempre defendeu “a vida e o emprego”. Esse é o embate da politica de hoje sobre a pandemia de coronavírus. Outros capítulos virão.