Discurso de Bolsonaro tranquiliza mercado

Publicado em Governo Bolsonaro

 

 

 

A posse dos presidentes dos bancos públicos há pouco no Palácio do Planalto foi programada inicialmente para mostrar que, a partir de agora, essa instituições não serão destinadas a financiar “os amigos do rei”, conforme pontuou em seu discurso o ministro da Economia, Paulo Guedes. Mas essa posse ganhou peso dois, após o bate-cabeça da semana passada, em que o presidente Jair Bolsonaro falou em aumento de imposto e foi corrigido pelo secretário da Receita Federal, Marcos Cintra. Foi fundamental para tranquilizar o mercado e restabelecer a confiança dos investidores e aprumar o discurso do governo.

Com a humildade que ao longo da campanha caracterizou suas falas a respeito de temas econômicos, o presidente foi muito claro ao dizer que quem entende de economia é Paulo Guedes e ele (Bolsonaro) entende de politica. Reforçou que os presidentes dos bancos públicos tiveram liberdade de escolher seus diretores. Destacou ainda a presença na equipe de Joaquim Levy, novo presidente do BNDES, a quem Bolsonaro disse ter apertado a mão pela primeira vez minutos antes da posse, numa conversa informal em seu gabinete.

Levy foi ministro da Fazenda de Dilma Rousseff, o que gerava algum desconforto. Mas esse momento passou. Bolsonaro contou ainda que, na conversa informal, perguntou a Levy se o Brasil tinha jeito. Disse Bolsonaro, “Levy bateu um pênalti sem goleiro, ao dizer que, se não fosse dar certo, não estaríamos aqui”.  A referências ao futebol levou parte da plateia a pensar no ex-presdente Lula. Os dois têm em comum a informalidade nos discursos. Um servidor de carreira de um banco comentou: “Espero que as semelhanças fiquem só aí”.