Dilma, Lula e Joesley

Publicado em coluna Brasília-DF

A CPI Mista da JBS começa a voltar suas baterias para a relação para lá de amistosa entre Joesley Batista, o ex-presidente Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff. No ano eleitoral, por exemplo, Joesley esteve no Planalto no dia 14 de agosto, em plena campanha, conforme registro da agenda oficial da presidente. Em outubro, voltou ao Planalto fora da agenda, justamente no dia em que havia a exposição “Mulheres do Brasil”. A uma amiga que encontrou quando chegava ao Planalto o empresário perguntou: “Por que está esse mulherio todo hoje aqui?”, com o maior ar de quem era habituè do pedaço. Já tem assessores em busca de imagens de Joesley nos salões palacianos. Em especial, nos governos Lula e Dilma. Em 2014, aliás, o lucro líquido da JBS foi de R$ 2 bilhões,120% a mais do que em 2013. Entre a audiência de agosto e a visita de outubro ao Planalto, não se sabe com quem foi conversar, o Tribunal de Contas da União (TCU) começou a investigar o desembolso bilionário do BNDES para o grupo de Joesley.

» » »

Em tempo: há quem diga que a CPI promete se transformar numa queda de braço às avessas, na qual o PT tentará jogar o megadoador no colo do PMDB e os peemedebistas vão atirar Joesley no colo dos 13 anos de PT, quando o grupo se tornou a gigante do mercado de carnes no Brasil.

Troca na PF

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, ficou surpreso com o número
de delegados interessados em substituir Leandro Daiello no comando da Polícia Federal. Com um amigo, comentou
que há pelo menos seis pessoas de olho no cargo.

Dois gumes

Senadores tarimbados no toma lá dá cá avisaram ontem ao governo que a retaliação, na atual conjuntura, pode terminar afastando de vez votos importantes para o Planalto no jogo político do Congresso. Afinal, enquanto a denúncia de Rodrigo Janot for uma sombra sobre o presidente Michel Temer, a insegurança da base permanecerá alta.

O alerta dos advogados

Depois do julgamento em que Andréa Neves foi para a prisão domiciliar, os advogados redobraram a atenção com os votos dos ministros. É que eles juram que, no voto vencido do ministro Luís Roberto Barroso, ele menciona que “interceptações telefônicas revelam habitualidade no crime” e se refere a diálogos transcritos. “Ele se refere a diálogos transcritos que não existem no processo”, comenta o advogado Marcelo Leonardo.

O medo dos advogados

Outros profissionais que acompanham seus clientes ficaram preocupados e dizem desconhecer nos autos gravações de conversas entre Joesley Batista e Andréa Neves. “Já imaginou se ela ficasse na cadeia por uma transcrição que não existe?”

É pique, é pique!/ Na semana em que o BNDES comemora 65 anos, o Instituto Indigo, fundação ligada ao partido
Livres, antigo PSL, lança um site em “homenagem” ao banco http://www.bndes.site/ A página foi batizada de Buraco Negro de Endividamentos e Subornos.

É hora, é hora!/ Ali, o internauta poderá conhecer os grandes feitos do banco, como “obra inacabada” do Porto de Luís Corrêa ou ainda fazer simulação de empréstimos e saber o que poderia ser feito com tantos recursos em áreas como saúde e saneamento. Entre os patrocinadores de mentirinha do site, estão, a JBS, a Odebrecht e Grupo EBX.

Rá-ti-bum!/ A alegria do Livres deve durar pouco, porque usa a marca do banco. Os autores, entretanto, trataram de se precaver: Ali, aparece “Aviso legal: este site é uma paródia, com fins de crítica política”.
Enquanto isso, no STJ…/ O juiz Nicolau, aquele que recebeu o apelido de Lalau quando condenado pelo desvio de recursos na construção do TRT de São Paulo, ainda não teve o sossego dado aos delatores premiados da Lava-Jato e de outros crimes. Ele recorreu para que seja processada ali a reclamação proposta em 2015 contra a 1ª Vara Criminal paulista, que indeferiu o pedido de reconhecimento da prescrição e o de indulto. A 5ª turma do STJ julgará o caso na terça-feira.