DEM com Alckmin, mas…

Publicado em coluna Brasília-DF

…Nem tanto. A reunião que selou o apoio do partido de ACM Neto ao candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, foi unânime, “ressalvadas eventuais divisões locais, onde não for possível alinhar os dois partidos”. Em Mato Grosso, o DEM está com o MDB; na Paraíba, com o PSB, do governador Ricardo Coutinho, e por aí vai. A ordem é segurar, pelo menos, os maiores estados. Há acordo, por exemplo, em São Paulo, Bahia, Pernambuco e caminham nesse sentido em Minas Gerais. Se fechar metade do país, estará de bom tamanho.

Apressou e comeu cru
A política é uma ciência de quem tem paciência. Se Aldo Rebelo estivesse esperado decantar as conversas entre Joaquim Barbosa e o PSB, estaria hoje aclamado como o nome dos socialistas a presidente da República. Agora, no Solidariedade, virou plano B para vice na chapa de Geraldo Alckmin. Aldo é visto nos partidos do blocão de centro como aquele que mais agrega.

Vices na geladeira
Ciro Gomes suspendeu todas as negociações de candidato a vice. Enquanto o PSB não lhe der uma definição, ele não abre o leque para outros nomes.

Prioridade
Sem definição sobre quem apoiar na sucessão presidencial, o PSB vai analisar vários nomes para ver se emplaca uma candidatura própria. O da senadora Lídice da Mata (BA), entretanto, foi descartado esta semana porque a eleição dela para deputada federal é considerada pule de 10. E ainda pode puxar mais um.

E o Palocci, hein?
O PT está com o candidato preso e ainda terá mais dor de cabeça. É que já estão em análise os documentos e HDs que Antonio Palocci apresentou e, ao longo da campanha, novamente, virão à tona notícias de pagamentos a Lula em dinheiro vivo.

Por falar em Lula…
Tudo o que Ciro Gomes deseja ao dizer que atuará para tirar Lula da cadeia é a militância petista fazendo campanha para o PDT na sucessão presidencial, da mesma forma que os pedetistas já fizeram tantas vezes para Lula. Embora o coordenador de programa de governo do PT, Fernando Haddad, admita a aliança, a senadora Gleisi Hoffmann, comandante do partido, continua defendendo candidatura própria, se Lula não conseguir o registro.

Arruda e seu carma/ O ex-governador José Roberto Arruda tem frequentado semanalmente a Comunhão Espírita de Brasília. Quieto e discreto, senta-se ao fundo, recebe o passe e assiste a palestras. Sabe como é, depois de duas quedas, só os espíritos salvam.

Não enrola, Josué/ Na reunião dos caciques do blocão de centro ontem à noite, alguns consideraram uma desculpa meio “Trem das onze”, a história de dona Mariza Gomes, viúva do ex-vice-presidente José Alencar, dizer que não quer o filho Josué Gomes na política.

Tem para todos/ Em entrevista ao vivo ao programa CB.Poder, da TV Brasília, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão (foto), contou que tem conversado com pré-candidatos a presidente da República sobre os projetos em curso na área. Ele tem, inclusive, um documento pronto para apresentar aos interessados. “Qualquer um que nos procurar terá acesso, sem problemas.”

Saída organizada/ Para a transição ao novo governo, o ministro Sérgio Sá Leitão avisa que, seja quem for eleito, receberá um “manual” sobre os programas do Ministério, seus ingredientes e como fazer para que tudo funcione. Melhor assim.